Saúde & bem-estar

Anda de salto alto todos os dias? Saiba como evitar as dores nos pés

Seja para trabalhar, ir a eventos, festas ou até mesmo para andar no dia-a-dia, muitas são as mulheres que não abdicam do salto alto.

Mas a verdade é que para a maioria do sexo feminino nem sempre este calçado é o mais confortável.
O inchaço, o aparecimento de calos e rigidez, problemas de ossos, joanetes, entorses ou dores nas costas são alguns dos riscos a ter em atenção.

Naturalmente que a forma mais eficaz de não ter qualquer um destes problemas seria não voltar a usar o salto alto, no entanto há quem não esteja disposta a ser tão radical.

Usar saltos no máximo de cinco centímetros, largos e preferencialmente em forma de cunha são algumas das recomendações de especialistas. Mas se ainda assim não se sentir confortável deve fazer os seguintes exercícios.

Desenvolver os músculos dos gémeos e a parte inferior das costas de forma a neutralizar o efeito dos saltos na postura, exercitar os tornozelos fazendo sequências de flexão e extensão ou ainda andar sobre a ponta dos pés são algumas práticas que podem melhorar o seu bem-estar.

Sempre que quiser, deve massajar o calcanhar com uma bola para descomprimir a fáscia plantar (isto é um elástico que temos na sola do nosso pé). Um outro exercício fácil de fazer é apenas tomar banhos com água quente e água fria. Segundo os especialistas, este contraste de temperaturas ajudará a reduzir a inflamação depois de usar saltos altos.

Certamente que se seguir todos estes conselhos a sua vida em cima do salto alto tem tudo para brilhar.

Fotos: Instagram