Atualidade

Lutador russo atacado por McGregor respondeu assim à detenção

Os factos remontam a quinta-feira. Conor McGregor era procurado pela polícia depois de invadir o media day do UFC 233, em Nova Iorque, e de tentar agredir o russo Khabib Nurmagomedov, atingindo dois outros lutadores.

Embora sem competir há quase dois anos, o irlandês surpreendeu ao comparecer no Barclays Center, à procura de Khabib, alegadamente para defender o amigo russo naturalizado irlandês Artem Lobov, com quem o primeiro tinha discutido.

Resultado? Um ataque ao autocarro do rival, onde seguiam outros lutadores, e a detenção de McGregor (que se entregou à polícia, na sexta-feira, depois de saber que era procurado).

Conor McGregor vai aguardar julgamento em liberdade depois de a juíza do tribunal de Brooklyn, Nova Iorque, ter fixado em 50 mil dólares (cerca de 40,6 mil euros) a fiança do lutador de MMA. O passaporte do irlandês não ficou retido pelo que poderá viajar e sair dos Estados Unidos.

O julgamento, pelos crimes de agressão e vandalismo, ficou marcado para 14 de junho, mas obviamente as reações já se fizeram sentir.

Khabib respondeu da melhor forma que se pode responder a quem perdeu o título de pesos leves conquistado em 2016.

“Apenas um Deus sabe o que vai acontecer amanhã à noite, eu farei o meu melhor, para levar este título”, escreveu este sábado no Instagram, referindo-se precisamente ao combate UFC 233.

Acompanhado de 10 pessoas, segundo relatos e imagens captadas no local, o irlandês correu atrás do autocarro e arremessou objetos, partindo um vidro e provocando ferimentos em Michael Chiesa. Ray Borg também foi atingido por estilhaços do vidro, tendo ficado ambos afastados do UFC 223.

“O Conor começou a correr como um louco e a bater no autocarro, à procura de Khabib. Os seguranças tentaram segurá-lo. O Mike sofreu um golpe na testa mas não sabemos se é grave. Aconteceu tudo muito rapidamente”, contou o treinador do americano, Rick Little.

“É um ato criminoso, nojento, que me provoca vómitos”, criticou o presidente do Ultimate Fighting Championship (UFC), o americano Dana White.

“Conversamos antes de Conor se entregar à polícia. Obviamente, essa foi a pior conversa da nossa vida. Ele acha que fez o que tinha de fazer. Ele desculpou-se pelo Mike (Chiesa) e Rose (Namajunas), mas tentou justificar o que fez. Isso é inacreditável. Quando um homem faz uma coisa como a que ele fez, jamais terá a minha ajuda”, declarou Dana.

White garantiu ainda que McGregor perderia o cinturão até 70 kg (peso leve) disputado por Khabib e o americano Max Holloway. Este último substitui o compatriota Tony Ferguson, que se lesionou.

“Vocês não me vão destituir de nada, seus maricas”, já tinha reagido o irlandês – que no ano passado perdeu contra o pugilista Floyd Mayweather, naquele que foi considerado o combate do ano – no Twitter.

Quanto a Khabib, já tinha gozado com a questão do passaporte do rival perdido no início deste ano.

Imagens: Redes Sociais