Atualidade

Polémica -Criador do jogo online ‘Baleia Azul’ vai a julgamento

É o jogo mais polémico que, apesar de existir desde 2013 na Rússia, chegou a Portugal e já há duas uma vítimas: uma jovem de 18 anos, residente em Albufeira, que se tentou suicidar através da auto-mutilação atirando-se depois de um viaduto junto a uma linha férrea.

Outro caso aconteceu com um adolescente de Sines que foi transportado para o Hospital de Setúbal com cortes num braço que fontes dos bombeiros e da GNR relacionam com o jogo através da internet “Baleia Azul”, que estimula a automutilação e o suicídio. O jovem de 15 anos foi levado para o hospital de Setúbal depois de ter “desenhado” uma baleia num braço com um objecto cortante, uma das tarefas do jogo, disse à Lusa fonte dos bombeiros. Felizmente, por se detetar a situação numa fase precoce, o caso não terminou da pior maneira.

Em comunicado enviado à Lusa, a PSP “informa que tem conhecimento e que se encontra a monitorizar este fenómeno que pode afetar crianças e jovens em território nacional”, sem avançar se existem ou está a investigar outros casos, mas deixando conselhos a crianças e pais.

“Aconselha-se os pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar as crianças e jovens para as suas implicações, deve existir uma maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na internet e das redes sociais”, diz a PSP, que sugere que os pais alertem as crianças para riscos de adicionarem desconhecidos nas redes sociais e que em caso de suspeitas devem alertar a polícia.

O jovem de 15 anos foi levado para o hospital de Setúbal depois de ter “desenhado” uma baleia num braço com um objecto cortante, uma das tarefas do jogo, disse à Lusa fonte dos bombeiros. Felizmente, por se detetar a situação numa fase precoce, o caso não terminou da pior maneira

Filipp Budeykin, o jovem russo de 21 anos que criou o jogo online ‘Baleia Azul’ (a quem os jogadores têm de prestar provas da concretização de 50 desafios e cujo final visa o suicídio), está a aguardar julgamento.

Foi detido a 15 de novembro de 2016, por suspeitas de ser um dos mentores deste fenómeno e de ter arrastado 15 jovens e crianças para o suicídio.

Segundo o jornal russo ‘Pravda’, após a detenção, Filipp Lis Budeykin foi internado num hospital psiquiátrico de São Petersburgo, já que padece de doença bipolar, e ali ficou a aguardar julgamento.

O ‘Pravda’ refere que a Polícia descobriu que o jovem era o mentor de um dos “grupos da morte” do jogo na rede social ‘VKontakte’ – uma espécie de Facebook russo.

Os primeiros casos conhecidos foram detetados na Rússia em meados de 2015, mas Budeykin aliciaria jovens e adolescentes para tais grupos desde 2013.

Refere ainda o mesmo jornal que o mentor da ‘Baleia Azul’ afinal não será inimputável, apesar dos alegados transtornos psicológicos que tem e de uma infância que terá sido marcada por vários abusos e muito sofrimento.

Foto: Youtube