Atualidade

Taylor Swift faz donativos a vítimas de agressão sexual após vitória legal

A cantora, de 29 anos, já tinha dito que não estava a processar o radialista e DJ David Mueller por dinheiro, pois só pedia 1 dólar de ‘multa’, mas sim por servir de exemplo a outras mulheres vítimas de situações idênticas.

Em causa um suposto apalpão no rabo que o homem, que trabalhava na estação de rádio Kygo-FM, lhe terá dado em 2013 durante uma sessão de fotos com fãs em Denver.

E agora que Taylor Swift venceu em tribunal um dos processos (ela acusa-o de lhe ter tocado indevidamente, ele acusa-a de ter inventado a história de assédio sexual e de ter pressionado a estação de rádio Kygo-FM para demiti-lo), cumpriu a promessa.

O juiz distrital de Denver entendeu que o DJ não conseguiu reunir provas necessárias e considerou Taylor “inocente” das acusações, sendo que a cantora fez agora um donativo “generoso” que visa apoiar grupos que ajudam vítimas de abuso sexual.

Taylor escolheu a Fundação Joyful Heart, cuja missão é educar, apoiar vítimas e fazer campanha contra violência (abuso de crianças, violência doméstica e agressão sexual) e que foi criada em 2004 pela sua amiga e atriz Mariska Hargitay, que entra na série ‘Law & Order’.

Depois de receber a quantia de um dólar, Swift procedeu ao donativo, cujo valor concreto se desconhece.

“A Taylor está ciente da Fundação Joyful Heart e segue o nosso trabalho. A sua equipa entrou em contacto comigo e falamos muito sobre seu compromisso, ao longo de toda essa provação, para querer servir os sobreviventes”, disse Maile M. Zambuto, CEO da Fundação Joyful Heart, ao ‘Huffington Post’ na quarta-feira.

Zambuto não revelou a quantidade específica de dinheiro, mas disse que era um “investimento financeiro extremamente generoso no movimento para acabar com a violência sexual”.

A Fundação já agradeceu no Facebook. “A coragem de Taylor Swift para falar e o seu generoso investimento no nosso trabalho enviam uma mensagem poderosa para sobreviventes em todos os lugares: você não está sozinho. O que aconteceu com você importa. Essas questões são importantes. Todos os sobreviventes merecem ser ouvidos, apoiados e acreditados. Agradecemos a Taylor pela sua generosidade e coragem, e agradecemos a todos aqueles que se juntam a nós para se comprometerem com um mundo onde nós corajosamente #SuporteSurvivors [apoiamos sobreviventes]”, lê-se na publicação.

Para a posteridade fica também uma das frases ditas pela artista no julgamento. “Não vou permitir que o seu cliente me faça sentir como se fosse culpa minha, porque não é.”