Moda

Simplifique e adorne a cabeça à anos 90

Michael Kors foi o ‘senhor da descomplicação’ ao pôr as suas modelos com o cabelo ao natural, sem parecer que tenha sido penteado, na passerelle quando tratou de apresentar a coleção outono/inverno 2018 na Semana da Moda de Nova Iorque.

Mas não foi o único. Houve outros criadores que também recuaram aos anos 90 – essa década que, volta e meia, está na moda – no que ao cabelo diz respeito.

É o caso da Prabal Gurung que, na Semana da Moda de fevereiro, pôs o hairstylist Anthony Turner a fazer coques esticados e elegantes, seguros por uma tiara dentada.

Sim, aquele bandolete em ziguezague que quase parece um pente. Existiram na década de 90, voltaram em 2012, desapareceram e em 2018 voltam em grande.

É um adereço simultaneamente flexível e resistente, que se coloca em volta da cabeça, portanto prático.

Tom Ford preferiu ir buscar as fitas de cabelo dessa época para aumentá-las, ao ponto de se tornarem faixas. Mas não é no material usual daquelas fitas. É em pele.

Mais uma vez, o cabelo é apanhado num coque desalinhado.

Já a Miu Miu não sofisticou tanto e deixou a fita preta e larga, mas mais macia.

Os acessórios de cabelo à anos 90 não se ficam por aqui. A Zadig & Voltaire ‘ressuscitou’ os ganchos com bonecos, pondo-lhes penas e plumas – outra tendência deste ano.

Neste caso, a maison optou por simplificar ao deixar o cabelo solto e os ganchos ora nos dois lados da cabeça, ora apenas num.

Tudo com muita cor.

Alexander Wang, tal como Michael Kors, preferiu mostrar penteados simples, com cara de que foram feitos em casa.

Tão ‘caseiro’ que até nem precisamos tirar as molas do cabelo que, por vezes, colocamos quando estamos a preparar-nos para sair à rua.

E as molas não são pouco discretas. São gigantes, podendo ser mais que uma, desde que prenda os cabelos todos atrás.

Em versão maxi voltaram os ganchos laterais. Metalizados, com formas que mais parecem de uma banda desenhada, ou então com glitter.

A Zadig & Voltaire meteu-os só de um lado, até porque isto não pode ser tudo exagerado, mas também não se esqueceu dos clássicos ganchos duplos (um em cada zona da têmpora) nas madeixas compridas.

Além de simples, estas propostas de adornar o cabelo na época fria e molhada são acessíveis a qualquer carteira. Existem à venda em qualquer lado ou mesmo numa gaveta esquecida lá de casa, se ainda não as deitou fora desde os anos 90.

Fotos: Instagram das marcas e modelos e Darpan Udas