Atualidade

Morreu Maggie Smith, lenda do teatro e do cinema britânicos

Morreu esta sexta-feira aos 89 anos a atriz Maggie Smith.

Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó“, anunciaram os filhos da atriz, Toby Stephens e Chris Larkin, em comunicado.

A família agradeceu ainda à equipa médica que cuidou da atriz e as mensagens carinhosas, pedindo privacidade neste momento.

Lenda do cinema britânico, Margaret Smith entrou para os palcos da Oxford Playhouse no início dos anos 1950. Depois entrou no Old Vic, e mais tarde no Royal National Theatre, onde teve muito sucesso ao lado do marido, o ator Robert Stephens.

A sua carreira no cinema começou na década de 1960 e em 1969 ganhou o Óscar de Melhor Atriz por “Primavera de uma Solteirona”. Ganhou o segundo Óscar, por “Um apartamento na Califórnia”, de 1979. Arrecadou também quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.

Durante a sua longa carreira assumiu papéis diversos, desde madre superiora ao lado de Whoopi Goldberg, à professora nos filmes da saga “Harry Potter”, entre muitos outros, como a matriarca em Downton Abbey onde interpretava Violet Crawley, a condessa de Grantham.

Vida pessoal

Foi casada com Robert Stephens, alcoólatra, infiel e depressivo, com quem teve os dois filhos. Divorciaram-se em 1975. Pouco depois casou com o dramaturgo Beverley Cross, com quem foi viver e trabalhar no Canadá.

Maggie Smith foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico em 1990 e Companheira de Honra em 2014, recompensa atribuída pelos serviços prestados ao país no campo das artes.