As dicas da Merche

Sofisticação de Jackie Onassis é agora acessível a qualquer mulher

Pensar na antiga Primeira-Dama dos EUA e lembrarmo-nos do seu estilo é algo automático. Desde que Jacqueline Bouvier, já casada com John F. Kennedy, entrou na Casa Branca nos anos 60 para aquele que seria um curto mas intenso mandato presidencial, rapidamente se tornou no que agora se denomina de ‘it girl’.

Tudo o que usava era elegante e sofisticado, sendo desde logo imitada por esse mundo fora. Os vestidos de corte simples e direito, as cores que usou, os acessórios como os chapéus e os óculos de sol quase que se tornaram na sua imagem de marca.

Depois do assassinato de JFK e do refúgio, com os dois filhos menores, na Grécia e no conforto dado pelo multimilionário Aristóteles Onassis, com quem se casou, houve uma mudança de estilo.

Também já estávamos numa nova década e as modas eram diferentes.

Nos anos 70, Jackie Onassis usava mais calças, saias compridas, óculos de sol enormes, lenços na cabeça e um estilo mais descontraído até porque já não era Primeira-Dama.

Pois é precisamente essa imagem da mãe de Caroline e John John Kennedy que pode ser agora reproduzida por qualquer mulher.

E nem é preciso usar peças extraordinariamente caras.

Basta vermos que a Emilio Pucci tem na sua coleção Resort 2018, mas também na de outono/inverno 2017 e na de Pre-Fall 2018, vários looks que nos fazem lembrar a própria Jackie ‘O’.

Vestidos compridos simples para a noite, calças e blusas/tops para o dia-a-dia, óculos de sol enormes, lenços na cabeça, e, claro, padrões à década de 70.

Tão simples como sofisticadas. A fazer lembrar o verão de 1971, aquele que, de acordo os paparazzi, foi “o seu momento mais feliz”.

Tudo passado na ilha grega de Skorpios, de Aristóteles Onassis. Ali já não usava Chanel de dia nem vestidos de noite Oleg Cassini.

Bastava-lhe estar protegida atrás dos seus óculos de sol, com uma bolsa Gucci sobre o ombro, um lenço de seda na cabeça e sandálias de pele.

E se podemos recuar no tempo e fazermo-nos sentir como parte dessa alta sociedade da década de 70, porque não?

Fotos: Instagram e Pinterest