Atualidade

Júri do Festival volta a revelar o seu favorito à vitória

No ano passado Nuno Markl foi uma figura controversa no certame. Elemento do júri, recorreu às redes sociais para vir dizer – antes da final propriamente dita – que adorava a música de Salvador Sobral e que aquele deveria ganhar.

Ora sendo ele jurado só lhe ficou mal dar a sua opinião antes de tempo. Até porque podia perfeitamente vir dizer que “Amar Pelos Dois” era linda, depois da mesma vencer o Festival da Canção, que ninguém lhe caía em cima.

Markl seguramente aprendeu a lição, por isso é ainda com mais estupefação que vemos o episódio repetir-se este ano. E logo com o presidente e vice-presidente do júri: Júlio Isidro e Tozé Brito.

Os dois apontaram “Só Por Ela”, interpretado por Peu Madureira e composto por Diogo Clemente, como tema favorito a vencer o certame.

Isso mesmo foi feito no direto transmitido para o especial em vídeo da Antena 1 na RTP Play, conduzido por António Macedo.

De facto a canção foi a vencedora da primeira semifinal, tendo sido a predileta do público e a segunda escolha do júri.

Em entrevista, Júlio Isidro, porta-voz do júri, revelou que considera que o fadista será o vencedor da edição deste ano do Festival da Canção. Porquê? Porque reuniu o consenso do júri e público, tal como aconteceu na edição do ano passado com Salvador Sobral, embora em “sentido inverso”.

Já Tozé Brito reforçou que o tema marca pela diferença, assim como o do vencedor da Eurovisão. No entanto, “desta vez a diferença está numa melodia fado, numa voz lindíssima.”

O músico sugeriu, ainda, a alteração da orquestração, trocando os violinos por um quarteto de cordas.

Enquanto o Festival decorria na RTP, na rádio havia um espaço de comentário com antigos participantes do Festival: Adelaide Ferreira (1985), Eduardo Nascimento (1967) e Carlos Mendes (1968 e 1972).

Adelaide, que será elemento do júri de Lisboa na grande final de 4 de março, também elegeu a música de Diogo Clemente como a sua favorita.

“Desde o primeiro momento que ouvi disse aos meus colegas ‘Este tema vai ganhar o Festival da Eurovisão’”, referiu em direto.

Resta-nos esperar pela segunda semifinal para ver se, de facto, a decisão se baseará só na gala deste domingo.

Imagens: RTP e Antena 1