Televisão

SIC divulga regras da ‘Supernanny’ indiferente à polémica

Estreou no passado domingo e esta noite volta à antena. O programa que coloca uma psicóloga a ajudar pais a braços com o mau comportamento dos filhos não deixará de ser transmitido na SIC, apesar da polémica e das reações inflamadas que logo inundaram as redes sociais.

Falou-se em direitos das crianças não respeitados, falou-se na exploração das birras das crianças para fazer uma espécie de ‘reality show’ e falou-se nos métodos usados por Teresa Paula Marques para resolver tudo.

E agora a ‘Supernanny’ divulgou as suas regras base para “educar as crianças, independentemente da idade”.

São 14 regras:
São os pais que ditam as regras;
Não tenha medo das crianças;
Os pais devem estar de acordo;
As regras devem manter-se;
Os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos;
Não tenha medo de dizer NÃO;
Crie uma rotina;
Arranje tempo para brincar com os seus filhos;
Oiça os mais pequenos;
Não sobrecarregue as crianças;
Diga NÃO à Violência!;
Dê às crianças pequenas responsabilidades;
A educação não traumatiza as crianças!;
Tempere as regras com amor.

Isto numa altura em que a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças recebeu 21 queixas, incluindo de familiares das crianças dos dois primeiros episódios do programa.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) diz que “no que respeita ao programa já emitido, existindo um processo de promoção de protecção a favor da criança na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), o Ministério Público acompanha a actividade daquela comissão”, nos termos da lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.

Entretanto a PGR remeteu para a Entidade Reguladora da Comunicação Social o pedido de análise do conteúdo do programa e a SIC deu-nos a conhecer a família Frade, um casal com dois filhos, que será a próxima a ser ajudada pela ‘Supernanny’.

Família Frade, segundo caso no ‘Supernanny’

Fotos: Facebook e SIC/Divulgação