Atualidade

Providência cautelar quer que TVI retire reportagens “Segredos dos Deuses” do ar

A série de reportagens transmitida pela estação de Queluz de Baixo envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) continua a causar polémica, até pela gravidade das suspeitas que lançou.

Na sequência, “a TVI foi notificada de uma providência cautelar proposta por Luís Carlos Andrade, uma das crianças adotadas e atualmente pastor da IURD, em que é pedida a remoção das reportagens ‘Segredos dos Deuses’ do ‘site’ da TVI e bem assim que se abstenha de difundir factos da vida privada e a imagem do requerente”, confirmou uma fonte próxima à Lusa.

A TVI adianta que “está em prazo para contestar, o que fará, não tendo sido tomada, à data, nenhuma decisão judicial sobre a mesma”.

Recorde-se que a investigação conduzida pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França descobriu uma rede de adoções ilegais de crianças, organizada por bispos da IURD.

Os supostos crimes terão ocorrido na década de 1990, com crianças levadas de um lar em Lisboa para famílias ligadas à IURD que moravam no Brasil e nos Estados Unidos.

Os responsáveis da igreja visada continuam a negar as acusações de rapto e a refutar ainda o esquema de adoção ilegal de crianças portuguesas, considera-as fruto de “uma campanha difamatória e mentirosa”.

Segundo informações avançadas pela TVI, a IURD tem atualmente nove milhões de fiéis, espalhados por 182 países, 320 bispos e cerca de 14 mil pastores. A problemática tem sido notícia no Brasil onde, nas redes sociais, os internautas têm comentado as referidas reportagens, demonstrando revolta e muita indignação com a crueldade dos factos narrados.