As dicas da Merche

Inspire-se em ícones de moda e arrisque na franja

É sempre assim: entra tendência, sai tendência, mas uma coisa é certa. As franjas têm sempre espaço no estilo das fashionistas.

Em 2017 estava na moda as franjas até às sobrancelhas/olhos. Este ano de 2018 as mais curtas, conhecidas também como “baby bangs”, estão em alta.

Celebridades como Emma Watson, Emma Roberts, Alison Sudol, Sofia Boutella e Cara Delevingne já aderiram à franja curta.

Na cerimónia de prémios dos Critics’ Choice Awards foram várias aquelas que envergaram as suas “baby bangs”. E a franja usa-se direita, lateral, mais espessa ou só umas pontas.

Basicamente é uma franja que começa alguns centímetros acima das sobrancelhas. O corte é um pouco retro e muito versátil, tal como Audrey Hepburn usava.

“Estou obcecado com a micro franja”, disse o cabeleireiro famoso Christopher Naselli. “É a maneira perfeita de fazer um corte de cabelo moderno e abrir o seu rosto. É uma declaração arrojada, contudo super suave”.

Há quem ame e há quem odeie as “baby bangs”. No entanto há que saber escolher a melhor opção, de forma a perceber qual o modelo que é mais adequado para cada formato de rosto.

A franja reta super curta é indicada principalmente para rostos arredondados e quadrados, já que realça as maçãs do rosto.

O corte assimétrico é ideal para quem gosta de visuais mais conceptuais e fica bem em rostos ovais.

A franja desfiada curta é aquela cujas pontas são desfiadas, como a que Cara Delevingne usa. Assim, o visual fica mais leve e com aspeto ‘messy’ (dessarumado).

Esse tipo de franja é recomendado para rostos quadrados e mais redondos, a fim de suavizar os traços.

Há ainda a franja pin-up, usada por celebridades como Katy Perry e Rooney Mara. Este modelo combina com os rostos ovais, arredondados e com mulheres com testas mais largas – já que evidencia o queixo e a boca, dando a impressão de que a face é mais alongada.

Fotos: Instagram