Atualidade

Sociedade artística e civil unida em prol dos mais pequenos

O sorriso pueril dos mais novos quase faz esquecer que estão doentes e num lar que não é deles, mas onde os afetos aquecem os corações de quem lá está e de quem é apenas visita. Falamos da Casa Ronald McDonald no Porto que, no início desta semana, celebrou o 4.° Aniversário num final de tarde em que arte e solidariedade se cruzaram num quadro de responsabilidade social.

Membro da comissão de proximidade, a diretora da agência Best Models, Alexandra Macedo juntou-se à anfitriã, a gerente da casa, Isabel Aragão, recebendo um leque de convidados atentos aos que mais precisam.

“A única coisa que me foi pedida foi para divulgar a causa” confessou Alexandra que está a adorar o desafio, embora inicialmente com algum receio de não dar conta do recado, “porque a moda não é um sítio fácil para entrar e de as pessoas se ligarem, mas acho que tenho conseguido que fiquem recetivas a esta causa. Já estivemos no Portugal Fashion, onde a Katty Xiomara vestiu a Maria, que é uma das bonecas que conta a história da Casa”, confessou Alexandra.

Motivada, a empresária ainda prometeu “uma surpresa para a próxima edição do Portugal Fashion: “Vamos ter alguém que vai vestir o Pedro. Acho que estou a conseguir esse envolvimento naquela que é a minha área, claro que quantos mais abranger melhor, mas é na moda, onde me movo, que eu estou a tentar dar a conhecer esta Casa, não tanto para pedir dinheiro, mas para divulgar a causa, porque todos juntos, com pequenas ações no nosso dia a dia podemos ajudar muito estas famílias que tanto precisam”.

Cristina Alves, Isabel Aragão e Alexandra Macedo

Para quem não sabe, “a Casa Ronald McDonald é uma casa longe de casa que acolhe famílias que vêm de longe para as suas crianças receberem tratamento hospitalar, neste caso, no IPO do Porto ou no Hospital de São João. Aqui ficam gratuitamente e estão aqui como em casa. Temos 12 quartos para doze famílias em simultâneo, promovendo para que a família inteira esteja junta, pode estar o pai, a mãe, a criança doente e a criança saudável. Têm o seu quarto, a sua casa de banho privativa e depois têm zonas comuns, sala de jantar, sala de estar, fazem as refeições, convidam os amigos para estar, aqui como em casa. Quando têm que festejar também o fazem aqui e estão próximos do filho que está doente”, explicou Isabel Aragão.

A iniciativa ficou marcada pela inauguração da exposição coletiva com obras de nove ilustradores portugueses que doaram uma das suas obras, cuja venda reverterá na totalidade a favor da causa a que se propõe a Fundação Infantil Ronald McDonald e que, no nosso país, se estende também a Lisboa. Veja as fotos: