Atualidade

Pinto da Costa sai em defesa do “Joãozinho” e não poupa governantes

“Como é que os governantes conseguem dormir com consciência tranquila sabendo que há crianças doentes que vivem e dormem há tantos anos em contentores?”. A revolta é do presidente do FC Porto que se junta a vários notáveis num abaixo-assinado que exige do Governo o arranque imediato da tão necessária ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto.

O documento foi lançado esta quinta-feira na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e reclama “as ações necessárias ao desbloqueamento do processo e ao imediato início “da ala que há muito foi batizada de “Joãozinho”.

Além de Pinto da Costa, o abaixo-assinado, que será disponibilizado à subscrição pública até 7 de outubro, tem como primeiros subscritores a cientista Maria de Sousa, o médico Sobrinho Simões e o arquiteto Siza Vieira, além de outros nomes sonantes.

O dirigente azul e branco não calou a indignação, acrescentando que “ninguém que tenha visitado o hospital e tenha visto o sofrimento daquelas crianças consegue dormir de consciência tranquila. (…) O dinheiro é preciso para os bancos, para as empresas falidas, é preciso para dar cobertura a muita vigarice. Agora, para o pavilhão do Joãozinho, não há dinheiro”.

Recorde-se que a nova ala pediátrica está prevista desde 2008, mas o processo tem-se arrastado sem desfecho à vista.