Moda

Júlio Torcato celebra 30 anos com uma coleção intemporal

São três décadas de carreira que quase não precisam de apresentação, mas o criador da Trofa não vacila na hora de mostrar o seu trabalho na passerelle. Esta quinta-feira, assim confirmou Júlio Torcato ao fechar o primeiro dia de Portugal Fashion no Porto.

No “White Room”, no Parque da Cidade, as propostas da coleção “RE/WIND” transmitiram conforto, numa fusão perfeita entre linhas bastante arrojadas e urbanas, numa reinterpretação única do universo desportivo que inspirou Torcato.

Desta vez, o estilista misturou os princípios da alfaiataria clássica, que há muito fez escola, com as técnicas da performance competitiva, resultando em peças versáteis e facilmente adaptáveis a qualquer estilo, quer feminino como masculino.

A mistura de cores surpreendeu, havendo na mesma o preto tão habitual em Júlio Torcato, destacando-se o azul royal, os beges, verdes e o laranja, em materiais técnicos, mas também malhas e pelos, alguns mais simples, outros estruturados, e que foram bastante elogiados por quem, no final, foi brindar, nos bastidores, ao 30.° aniversário do designer na moda.

“São muitos anos, mas sinto que tenho sempre mais para dar e esta coleção traduz um bocadinho disso”, confessou o anfitrião que, esta sexta-feira, à tarde, verá a filha, a também estilista Inês Torcato, ascender à passerelle principal, depois de se afirmar no Bloom.

Fotos: PortugalFashion