Moda

Luís Onofre deixa os adereços brilhar para os dias quentes

O brilho das pedras talhadas e os mil tons das gemas coloridas são os adereços que iluminam e inspiram a coleção de verão 2018 de Luís Onofre.

A lembrar a opulência dos adornos dos povos da Mesopotâmia e a grandiosidade das suas pirâmides, cada sapato é composto por uma inesperada sucessão de exóticas camadas.

Com o nome ‘Ziggurats’, as propostas foram apresentadas no Portugal Fashion, este sábado, em Lisboa.

Num excesso em que a harmonia nasce de um caos aparente, a coleção vive dos contrastes cromáticos entre o ouro claro e os restantes materiais. Para além das pedras, franjas, pérolas e cristais Swarovski, surgem ainda bordados e padrões geométricos. Os saltos mantêm-se médios para uma liberdade confortável, mas surgem ainda silhuetas marcadas pela elegância do salto fino.

A inspiração permite uma enorme diversidade de tons à coleção: amarelo, vermelho, pêssego, verde seco, azul allure e o índigo cruzam-se com o efeito unificador do preto. Camurças, napa colorida e cetins bordados são as bases de eleição para as sandálias. Com aplicações tão profusas quanto elegantes, as cores multiplicam‐se, ora assumindo contrastes cromáticos, ora em tom sobre tom.

Em formato micro e médio, as malas acompanham a riqueza da coleção e alguns modelos são, simultaneamente, uma jóia e um cofre que se abre através de um sistema de fecho composto por código e chave.

Mais uma vez, o minimalismo contemporâneo do design da coleção masculina contrasta com a riqueza da coleção feminina. Numa extrema simplicidade de formas e tons, destacam-se os acabamentos personalizados, onde as peles escovadas em tom cru são trabalhadas para ganhar novos tons. Mel, bege e navy dominam os modelos sneaker, mocassin e Oxford.

Fotos: Portugal Fashion