Álbuns da Semana

Um empolgante combate em alto voo rumo a uma surpresa de liderança

O veterano norte-irlandês Van Morrison está de volta ao ativo. ‘Roll with the Punches’, que tem na capa dois pugilistas em combate num ringue, é o 37.º álbum de originais da sua carreira e foi lançado há uma semana.

Aos 72 anos, regressa aos blues e ao soul com cinco temas originais e uma dezena de regravações de alguns dos seus maiores clássicos, aos quais deu um toque contemporâneo com uma aproximação ao jazz nas suas interpretações.

Van Morrison

“Este é um álbum de histórias orientado para a performance que tenta quebrar com análise que parece marcar a história da música nos últimos anos. Fui um performer antes de escrever canções e é isso que eu sinto que sou”. Foi desta forma que o artista apresentou o novo trabalho, que chegou às lojas no passado dia 22.

Entre os temas lá incluídos o destaque vai para ‘Bring It On Home To Me’, que já foi alvo de centenas de regravações, mas que agora perde totalmente a sua origem pop para se mostrar num soul empolgante e mostrar que Van Morrison continua a recriar-se com o passar dos anos.

Após o frágil e irregular Battle Born, de 2012, os ‘The Killers’ regressam aos altos voos com ‘Wonderful Wonderful’, que é o quinto álbum de estúdio do grupo.

Com visível influência de bandas britânicas dos anos 80 do século passado e, também, do Boss Bruce Springsteen, este será, porventura, o álbum mais maduro do grupo rock norte-americano, que nunca se pareceram tanto com os U2.

The Killers

Num repertório com 10 canções, temas como ‘Run for Cover’ e ‘Tyson vs Douglas’ (também aqui uma referência ao pugilismo) provam que The Killers recuperaram a boa forma.

A fechar o álbum, a música ‘Have All The Songs Been Written?’ conta com a participação especial do conceituado guitarrista Mark Knopfler, mas é o tema ‘The Man’ e o seu groove fantástico que lhe deixamos aqui para ouvir.

Para fechar as nossas sugestões da semana, continuamos nos Estados Unidos, mas com o nono álbum de estúdio da banda de rock ‘Foo Fighters’, que foi lançado a 15 de setembro último.

‘Concrete and Gold’ é um álbum cheio de surpresas que prontamente chegou à primeira posição do ranking Billboard 200, com vendas superiores a 125 mil unidades só na primeira semana.

Foo Fighters

Trata-se de um disco com som pesado, cheio de guitarras e com a influência dos ‘Beatles’, pois até tem Paul McCartney como um dos convidados especiais.

Foi no segundo single lançado, intitulado por ‘The Sky Is A Neighborhood’, que isso ficou evidente. A música, em jeito de balada e com uma bela melodia, traz logo à memória o tema ‘Because’, dos ‘Beatles’. Confira: