Atualidade

Morreu Robert Hardy, o Ministro da Magia de Harry Potter

O ator inglês tinha uma carreira de mais de 70 anos, que incluiu passagens pelos palcos de teatro, filmes e séries de televisão, mas é natural que seja mais conhecido pelo papel em Harry Potter.

Robert Hardy morreu esta quinta-feira, 3 de agosto, em Danville Hall, casa de repouso para atores nos arredores de Londres. Tinha 91 anos.

“É com uma grande tristeza que a família de Robert Hardy anuncia hoje a morte do ator, depois de uma vida extraordinária: uma carreira longa, com mais de 70 anos no teatro, na televisão e no cinema”, referia o comunicado divulgado, ontem, pela Press Association.

Entre os seus papéis mais conhecidos, destacam-se as presenças em ‘Veterinário de Província’ (All Creatures Great and Small), entre 1978 e 1990; as repetidas vezes em que interpretou o primeiro-ministro Winston Churchill na mini-série ‘Winston Churchill: The Wilderness Years’ que lhe valeu um prémio Bafta em 1982 e, mais recentemente, o papel de Cornelius Fudge, Ministro da Magia, em quatro filmes da saga Harry Potter.

Apareceu ainda em ‘Sensibilidade e Bom Senso’ (1995) e ‘Frankenstein’ (1994) bem como em inúmeros episódios de séries britânicas. Teve ainda algumas participações em episódios de ‘Inspector Morse’, ‘Midsommer Murders’, ‘Foyle’s War’, ou ‘Inspector Lewis’.

Nascido em 1925, Hardy foi comendador da Ordem do Império Britânico.