Off the record

João Reis: “Gosto de ter a liberdade de escolher as personagens”

João Reis é um dos atores portugueses mais carismáticos. Com a escola do teatro, onde se estreou nos anos 90, o ator, de 50 anos, já fez de tudo um pouco e apesar de se ter tornado um rosto presente na ficção nacional confessa que não consegue “viver sem o palco”. Esta paixão pelo teatro já o fez recusar o contrato de exclusividade com um canal de televisão.  “A única vez que me convidaram para ser exclusivo de um canal não aconteceu, porque uma das condições que punha era pelo menos fazer uma peça por ano, como isso não me foi garantido decidi não aceitar. Gosto muito de fazer televisão, mas não consigo viver sem o teatro, é isso que me alimenta de alguma forma”, contou o ator durante uma conversa no Douro à Move Notícias.

Esta liberdade dá-lhe a oportunidade de fazer as personagens que mais ambiciona e ao mesmo tempo permite-lhe “crescer enquanto ator”.

JMO_1071

Exigente com o seu trabalho, assume que tal como qualquer ser humano comete erros e diz que se houvesse perfeição as coisas não eram tão interessantes: “Sou exigente no meu trabalho, porque venho do teatro e esse grau de exigência é muito elevado. Reconheço que em televisão tempo é dinheiro, no teatro também começa a ser, mas normalmente não há tempo para nos prepararmos como desejaríamos. É verdade que me engano  e erro muitas vezes, isso faz parte do ser humano, mas gosto de ser surpreendido mesmo com os erros”.

Nova novela e nova peça

João Reis será um dos protagonistas da nova novela da SIC, “Coração D’Ouro”, que irá estrear em Setembro, mas a par do personagem que irá interpretar, o vilão Henrique, também vai encenar a peça “Neva”. “Estou a fazer a digressão ‘Portugal meu remorso’, com a Ana Nave. Depois vou encenar um espectáculo em setembro, vou estar quase 24 horas ‘non stop’, mas era um compromisso que tinha assumido”, acrescentou. O espetáculo estreia no dia 29 de outubro no Teatro Carlos Alberto, no Porto, e depois será apresentado no teatro S. Luiz, em Lisboa. “Vão ser dois meses muito intensos e difíceis. Mas como é uma peça de que gosto muito, acho que vai compensar”, confessou, mostrando-se afortunado com a labuta.

JMO_2319
João Reis com Mariana Pacheco, que será sua filha na ficção, e Rita Blanco, com quem viverá uma história de amor

Com as gravações da novela no Norte e a encenação da peça, vai ser o lado pessoal do ator que vai sair penalizado. “Essa vai ser a parte mais penosa, principalmente por causa dos meus filhos, porque a minha mulher (Catarina Furtado) também anda sempre em viagem”, referiu.  João Reis tem quatro filhos, Maria Beatriz e João Maria, fruto do casamento com a apresentadora da RTP, e Maria e Francisco, fruto de relações anteriores.

Conciliar televisão e teatro não é fácil: “Normalmente quando estou a fazer teatro não aceito fazer televisão e vice-versa, principalmente por causa da minha família. É difícil gerir tudo”. No entanto, não esconde que gosta de trabalhar no Norte do país, já que viveu vários anos no Porto e passou a sua infância em Guimarães. “O Porto é uma casa para mim, tenho muitos amigos e sinto-me amparado sempre lá estou”, revelou o ator, que regressa à Invicta muitas vezes, principalmente para apresentar os seus espetáculos.

Depois de dar vida ao problemático “Vicente”, na novela “Mulheres”, da TVI, João Reis promete surpreender os portugueses ao interpretar mais um vilão. “Por um lado, fazer este tipo de personagem é mais desafiante, por outro lado quando somos abordados na rua as pessoas são menos simpáticas e menos afetuosas. Há coisas que às vezes custa dizer e fazer, coisas escabrosas, mas não faço julgamentos morais sobre as personagens que interpreto. Há coisas que custa admitir e encarar, mas este é o meu trabalho”, disse, sem esconder o entusiasmo.

Agora, só restar esperar até setembro, altura em que estreia a novela, para ver João Reis mais uma vez em acção na ficção nacional.

JMO_0976
José Raposo, Rita Blanco e João Reis na apresentação da novela “Coração D’Ouro”

 

Fotos: José Gageiro