Álbuns da Semana

A maturidade e angústias da modernidade no caminho para a paz interior

Três anos depois de ‘Heart & Spine’, Frankie Chavez está de volta com um novo álbum. Em ‘Double or Nothing’, o músico português mostra todas as suas qualidade e é visivelmente influenciado pelo atual contexto social.

Ao todos são duas mãos-cheias de temas que chegaram às lojas no passado mês de maio, mas que só serão apresentados ao vivo em outubro próximo, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

‘My Religion’ foi o primeiro single a ser lançado e foi feito numa só noite, no dia seguinte ao dos atentados de Paris. Aí se comprova o cariz social inerente a este trabalho, que também fala da perda e do nascimento, do amor e de relações impossíveis.

‘Whatever Happened To Our Love’ foi o tema que escolhemos para os nossos leitores ouvirem, pois demonstra a maturidade musical e pessoal conquistada por Frankie Chavez ao longo dos anos.

A problemática da atualidade, de resto, também está bem vincada no mais recente trabalho dos ‘Arcade Fire’. O quinto álbum da banda formada no Canadá dá pelo nome de ‘Everything Now’.

Este disco fala das angústias da modernidade e dos sonhos que ficaram presos no século passada. Todavia, a crítica não tem sido a melhor, mesmo que a generalidade dos temas peçam um pé de dança e tenham uma sonoridade situada entre os ABBA e David Bowie.

Em suma, os ‘Arcade Fire’ apresentam um disco ótimo para as discotecas, mas pouco profundo em termos ideais. A falta de equilíbrio não coloca em causa o prestígio da banda, que até inovou bastante na forma de apresentar um álbum, através de um ‘fidget spinner’, o brinquedo da moda que, neste caso, possui memória USB.

Fique, então, com o tema que dá nome ao álbum e que é demonstrativo de tudo o que lhe acabamos de relatar.

Para terminar as nossas sugestões musicais para a semana, sugerimos um pouco do melhor jazz contemporâneo, o que é produzido pela pianista, compositora e vocalista Ariel Pocock.

‘Living in Twilight’ desperta em quem o ouve uma sensação incrível de paz interior e, embora a voz não seja o ponto forte da artista, nota-se um simbiose perfeita com a parte instrumental, que está a cargo de Adrian Vedady, Jim Doxas e do brasileiro Chico Pinheiro, cuja guitarra dá um toque de sofisticação às melodias.

Composto por 13 temas, este trabalho reúne músicas bem conhecidas como, por exemplo, ‘Someone Like You’ de Adele. Tudo somado, este disco, quando acrescentado a uma vivência tocante, garante muito mais do que boas lembranças, em jeito de banda sonora do amor.

Também neste caso, escolhemos o tema que dá nome ao álbum para os nossos leitores se deliciarem com toda a conjugação musical.