Moda

Empresas mostram o melhor da moda nacional no mercado nórdico

A comitiva From Portugal, liderada pela Associação Selectiva Moda, marca presença pela primeira vez na feira CIFF, que decorre de 9 a 11 de agosto, em Copenhaga.

As empresas portuguesas partem para a capital dinamarquesa com boas expectativas e munidas de bons argumentos para conquistar o mercado nórdico, mostrando porque é que o made-in Portugal é sinónimo de qualidade.

Portugal estará representado em duas áreas do certame, CIFF e CIFF Kids. Blake, Misci, Miel à Moi e RAP são as quatro empresas que integram esta ação levada a cabo pela Associação Selectiva Moda.

Na CIFF, a representar a moda de senhora made-in Portugal estará a Misci, que apresenta a sua coleção para a primavera/verão 2018. As blusas e os vestidos serão os protagonistas da estação, no entanto estará também em exposição a coleção ‘Never Out of Stock’, com uma linha de blusas brancas e vestidos.

“Os nossos produtos e a filosofia da nossa marca “encaixam” bem neste mercado, pelo que poderá ser um dos top 3 mercados principais da marca nos próximos 2/3 anos. Depois da análise que efetuamos temos grandes expectativas, esperamos conseguir alguns clientes, boutiques selecionadas e seria óptimo conseguir um agente/showroom que nos representasse localmente”, revelou Izilda Gracia, manager da marca.

A CIFF Kids, que se realiza no Forum Copenhagen, conta com a presença de três marcas portuguesas: Blake, Miel à Moi e RAP.

‘Try (other) Angle Collection’ é a inspiração da Blake para a primavera/verão 2018, que será apresentada na feira. Uma coleção que prima pela irreverência e onde é utilizado um padrão único no mundo, desenhado pela marca.

“Pretendemos dar o primeiro passo na entrada do mercado nórdico. É um mercado que nos interessa particularmente pelas suas características transversais no que à moda infantil diz respeito. Queremos criar ligações comerciais que nos permitam criar uma rede de negócios para o futuro no mercado nórdico. É uma feira muito forte no que ao nosso segmento diz respeito pois, sendo a Blake uma marca de roupa unissexo, acreditamos ser um mercado já preparado e recetivo ao aparecimento de novas marcas com conceitos diferentes”, explicou Mariana Santiago.

Os destaques da Miel à Moi vão desde as peças mais básicas de bebé, até aos vestidos mais elaborados de criança. Irão apresentar modelos com certificados GOTS (Global Organic Textile Standard) para prematuro, bebé e criança “aliados a estampados com motivos muito particulares e um conceito mais ‘fashion’”.

Para esta marca portuguesa, a presença neste mercado é fundamental. “Este é um mercado muito importante para nós enquanto new brand e tendo em vista o alcance dos mercados nórdicos. Esperamos encontrar agentes/distribuidores para os mercados nórdicos e acreditamos que a CIFF é a melhor plataforma para o fazer”, justificou Ana Luísa Lopes, comercial da marca.

Estará ainda presente uma outra empresa portuguesa: Averse (CIFF).

A participação destas quatro empresas portuguesas na CIFF é uma ação do From Portugal 2017, uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda.

O projeto From Portugal 2017 é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12 422 824,75 euros, dos quais 6 815 741 são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.