Moda

Conheça a história por detrás das malas inspiradas em ícones da moda

Os seguidores mais atentos de moda sabem que este setor sempre acompanhou de perto grandes figuras históricas, e não lhe passou despercebida a elegância que muitas delas demonstravam ter publicamente.

Princesa Diana, Grace Kelly, Jacqueline Kennedy e Jane Birkin foram algumas das mulheres do século XX que não deixaram indiferentes os apreciadores do bom gosto, e acabaram por ser homenageadas com modelos de bolsas que adotaram os seus nomes.

jackie-kennedy-

Estes acessórios tornaram-se atemporais e muito desejados, pois além de fatores como a qualidade, o design e o estilo, a fórmula que eleva uma mala ao nível de uma “it-bag” está relacionada com as celebridades e figuras que adotam o acessório como favorito, ou que inspiram a criação de um modelo.

Um desses exemplos é a Lady Dior, uma mala criada em 1994 pela marca Christian Dior, que não tinha um nome específico na altura em que foi elaborada.

Foi em 1995 que tudo mudou, quando Diana estava de visita a Paris, onde recebeu a mala como presente da primeira-dama francesa, Bernadette Chirac. O modelo tornou-se rapidamente um dos favoritos da Princesa do Povo, e é produzido até hoje pela marca francesa.

Também Grace Kelly, antiga musa do diretor Alfred Hitchcock, e que se tornou mais tarde na Princesa do Mónaco, teve uma mala batizada de Kelly, criada pela Hermès em 1935.

Isto porque a relação de Kelly com a marca começou quando era ainda atriz, pois chegou a usar a referida mala no filme ‘Ladrão de Casaca’, em 1954. Anos mais tarde, quando ficou grávida do primeiro filho com o Príncipe Rainier do Mónaco, usou o modelo para esconder a barriga dos fotógrafos, e a Hermès decidiu batizar o acessório com o seu apelido.

Outro exemplo é Jacqueline Kennedy, reconhecida até hoje como uma das mulheres mais elegantes da História. Existe uma mala com o nome Jackie, criada pela Gucci em 1950, que era um dos acessórios preferidos do guarda-roupa da primeira-dama norte-americana.

Graças à sua adoração pela mala, a mulher de John F. Kennedy viu assim o seu nome ser adotado pelo modelo em 1960, em jeito de homenagem. Este foi sendo feito em diferentes versões e tecidos ao longo das décadas, mas continua a manter o mesmo design.

A atriz e cantora Jane Birkin não deixou igualmente os amantes de moda indiferentes, principalmente a marca Hermès. O facto da mala criada em 1984 ter sido batizada com o seu apelido terá tido a ver com o facto da artista, que costumava ter sempre uma bolsa de palha consigo, ter decidido trocar esse acessório pelo modelo de couro da marca.

Segundo consta, Jane Birkin ter-se-á sentado ao lado do executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas, durante um voo. Este acabou por reparar que a atriz não tinha uma bolsa com espaço suficiente para colocar todos os seus pertences, e teve a ideia de criar uma mais adequada às suas necessidades.

Foi então que ‘nasceu’ a famosa bolsa Birkin, que se tornou rapidamente num hit entre as celebridades em todo o mundo, entre elas Victoria Beckham, que diz ter uma coleção com mais de vinte versões da referida mala.

Fotos: Divulgação | Redes sociais