Atualidade

Vídeo: Protagonistas do Euro 2016 recordam dia em que Portugal mostrou a sua raça

Para muitos parece que foi ontem que o país parou para ver a Seleção Nacional jogar contra a anfitriã França, na final do Euro’2016, um jogo memorável cuja vitória sorriu à equipa das quinas. Mas a verdade é que já passou um ano desde esse dia inesquecível para a história do futebol.

Foram momentos únicos que muitos jamais esquecerão, passem os anos que passarem, pois não faltaram momentos de enorme emoção. Um deles foi protagonizado pelo capitão da equipa portuguesa, Cristiano Ronaldo.

Quantos não choraram com o craque quando o viram prostrado na relva, em lágrimas, devido às dores na perna que o impediram de continuar em campo?

Depois de um dos jogadores da equipa francesa ter lesionado Ronaldo desta forma, a Seleção Nacional não perdoou e mostrou de que raça era feita, com ou sem o capitão em campo. E sabia que o povo português estava consigo, tal como referia a campanha do país feita esse ano para o Euro: “Não somos 11, somos 11 milhões”.

No entanto, houve quem tivesse duvidado da vitória, pois tinha depositado todas as esperanças no melhor jogador do mundo e ele saiu cedo de combate na grande final. Foi então que o futebol deu uma grande lição de vida às pessoas, mostrando que muitas vezes a salvação vem de quem menos se espera.

Éder, que foi tantas vezes criticado pelos adeptos, foi o herói improvável da noite, ao marcar um golo aos 109 minutos de jogo, permitindo que Portugal erguesse a taça do Euro 2016. Esta vitória é um marco que ficará para sempre na história do país, pois antes nunca tinha vencido esta competição.

O treinador Fernando Santos cumpriu assim a promessa que fez ainda antes da vitória final, quando disse que só regressaria a Lisboa a 11 de julho, para ser recebido de braços abertos pelo povo português.

Recorde, então, alguns dos melhores momentos do jogo França-Portugal, através do vídeo publicado hoje (10) pela Seleções de Portugal na sua página do Facebook:

João Mário também já usou o Instagram para recordar o dia inesquecível. “1 ano! Que dia, que data! Campeões da Europa”, escreveu na legenda da imagem, onde surge abraçado a Éder.

“E já passou um ano desde a maior conquista de sempre da nossa Seleção. Orgulho!”, foram as palavras de Cédric Soares, ao partilhar hoje (10) uma imagem da equipa portuguesa no Euro 2016.

Também William Carvalho recordou o dia, ao escrever “momentos inesquecíveis”.

O mesmo fez Nani no Facebook, tendo escrito “há um ano” na legenda de uma imagem onde podemos ver o jogador a erguer a taça do campeonato.

Pepe também não deixou passar a ocasião em claro e celebrou-a no Instagram, agradecendo ao país que o acolheu como um filho e lhe permitiu viver esse dia inesquecível da sua vida.

Fotos: Redes sociais