Atualidade

Jogo da seleção nacional começa com homenagem a vítimas de Pedrógão Grande

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tinha anunciado que iriam cumprir um minuto de silêncio antes do Portugal-México, em Kazan, Rússia, em memórias das vidas que se perderam no incêndio de Pedrógão Grande.

Acabaram por ser alguns segundos simbólicos de silêncio na Arena Kazan pouco antes das 16h00. A FIFA também autorizou que os jogadores portugueses atuem com fumos negros neste seu primeiro jogo da Taça das Confederações.

Quanto à mensagem em Português, Russo e Inglês alusiva aos acontecimentos do Centro do País, esta seria lida antes da partida, mas só se ouviu o locutor no estádio a anunciar o minuto de silêncio.

Além desta homenagem, a FPF, os jogadores, os treinadores e o staff da seleção nacional “decidiram juntar uma verba para entregar ao município de Pedrógão Grande, a fim de auxiliar as famílias das vítimas mortais do incêndio”, informaram em comunicado.

Rui Patrício, Cédric, Pepe, Fonte, Guerreiro, William Carvalho, André Gomes, Moutinho, Nani, Quaresma e Cristiano Ronaldo entraram assim em campo com Portugal em pensamento.

Algo que alguns já tinham comentado nas redes sociais.

O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos. A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós. Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios. Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração. Fernando Gomes Fernando Santos Rui Patricio Bruno Alves Pepe Luís Neto Raphaël Guerreiro José Fonte Cristiano Ronaldo João Moutinho André Silva Bernardo Silva Nélson Semedo José Sá Danilo William Carvalho André Gomes PIZZI Nani Gelson Martins Eliseu Ricardo Quaresma Cédric Soares Beto Pimparel Adrien Silva #portugal

Uma publicação partilhada por Ricardo Quaresma (@ricardoquaresmaoficial) a

#Repost @portugal (@get_repost) ・・・ O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos. A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós. Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios. Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração. ?❤️ Fernando Gomes Fernando Santos @rpatricio1 @brunoralves2oficiall @official_pepe @luisneto13oficial @raphaelguerreiro14 @f6nte @cristiano @joaomoutinho8 @andresilva9 @bernardocarvalhosilva @nelsonsemedo50 @josesaoficial @iamdanilopereira @wcarvalho14 @aftgomes21 @pizzi21 @luisnani @gelsondany77 @eliseupereira83 @ricardoquaresmaoficial @cedricsoares41 @betopimparell @adriensilva23

Uma publicação partilhada por Luís Nani (@luisnani) a

O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos. A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós. Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios. Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração. Fernando Gomes Fernando Santos Rui Patricio Bruno Alves Pepe Luís Neto Raphaël Guerreiro José Fonte Cristiano Ronaldo João Moutinho André Silva Bernardo Silva Nélson Semedo José Sá Danilo William Carvalho André Gomes Pizzi Nani Gelson Martins Eliseu Ricardo Quaresma Cédric Soares Beto Pimparel Adrien Silva

Uma publicação partilhada por pizzi21 (@pizzi21) a

O fogo em Pedrógão Grande fez, para já, 62 mortos e feriu 54 pessoas. É o que mais vítimas mortais provocou nas últimas décadas, em Portugal, e um dos mais graves a nível mundial nos últimos anos.

As chamas continuam a dar trabalho aos operacionais, sendo que já chegaram aviões de Espanha para ajudar no combate.

A Caritas portuguesa anunciou hoje, domingo, que tem já disponível uma verba de 200 mil euros para apoiar as vítimas.