Álbuns da Semana

Música com nova vida numa estreia de originais e um documentário de génio

Iniciou a carreira musical nos ‘Trovante’ e celebra agora 40 anos de carreira com um álbum onde constam alguns dos principais temas desse percurso.

‘JOÃO GIL POR…’ é o nome do mais recente trabalho daquele consagrado músico português. Editado no passado dia 26 de maio, as músicas que integram este trabalhado vão passado amiúde nas rádios, agora com outra vida, embora a provocarem momentos de grande nostalgia a quem as escuta.

Não é para menos. João Gil vem a ‘entrar nos ouvidos’ portugueses há quatro décadas e neste seu mais recente trabalho conta ainda com 32 dos maiores artistas nacionais de várias gerações, com temas sobejamente conhecidos como são os casos de ‘Saudade’, ‘Loucos de Lisboa’, ‘Timor’, ‘Postal dos Correios’, ‘Solta-se o beijo’ ou ‘Perdidamente’.

João Gil volta, aqui, a reunir três dos grupos mais emblemáticos da sua carreira – Trovante, Ala dos Namorados e Rio Grande -, bem como alguns músicos de provas dadas – exemplos de Carlos do Carmo, Carminho, Jorge Palma, Luísa Sobral, Pedro Abrunhosa, Raquel Tavares ou Rui Veloso. Para chamar a atenção dos nossos leitores para este álbum escolhemos o tema ‘125 Azul’, tema escolhido para primeiro single e que conta com as participações de Carlão e Lúcia Moniz.

Da música que marcou a vida dos portugueses nos últimos 40 anos, passamos para aquele que é o primeiro álbum de originais da norte-americana SZA.

Nas lojas desde o passado dia 9 de junho, ‘CTRL’ é composto por 14 temas cujo alinhamento foi dado a conhecer pela vida da rede social Instagram, o que diz bem sobre a atualidade que mora neste trabalho.

O álbum trás o melhor do R&B Royalness com traços de trap e hip-hop, conta com a participação de outros artistas, como são os casos de Kendrick Lamar, Isaiah Rashad, Travis Scott e James Fauntleroy, mas é muito autobiográfico.

SZA canta histórias que lembram o facto de ter estado longe dos seus pais, num acampamento, e ser a única negra do grupo, bem como os traços da sua personalidade vincados por nunca ter sido notada até ter atingido a fase adulta. Este trabalho tem isso e muito mais. Tem também este tema, ‘Broken Clocks’, que certamente gostará de ouvir.

Para fechar as nossas sugestões musicais para a semana, vamos até ao compositor, pianista e teclista de jazz conhecido por Chick Corea.

Mais do que um álbum ao vivo, ‘The Musician’ é um documentário que captura a vida e a obra de um músico nada comercial, mas pleno de qualidades.

O génio de Chick Corea está bem patente neste triplo CD em Blue-ray, feito a partir da festa do 70.º aniversário do artista, no legendário ‘Blue Note Jazz Club’, em Nova Iorque, no ano de 2011.

Juntos, os três CDs trazem um total de 20 temas. Parte de alguns deles podem ser ouvidos no excerto do documentário que lhe mostramos aqui.