Atualidade

Salvador Sobral usa exposição na Eurovisão para apoiar os refugiados

O concorrente português, de 27 anos, tornou-se um fenómeno internacional com a música “Amar Pelos Dois”, e ganhou ainda mais notoriedade depois de ter passado à final do festival da Eurovisão esta terça-feira, 9 de maio, realizado em Kiev, na Ucrânia. Salvador Sobral  mostrou-se feliz pelas “pessoas terem percebido a mensagem da canção”. “Era tudo o que eu queria”, contou, visivelmente satisfeito.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao espetáculo, o representante português na Eurovisão mostrou ser um jovem atento, ao transmitir uma mensagem política, realçando a problemática que se vive na Europa com os refugiados.  Salvador mostrou o seu lado solidário e usou uma camisola com a mensagem “S.O.S. REFUGEES [S.O.S. Refugiados]”. O cantor explicou que estava a usar a exposição europeia para passar uma mensagem humanitária sobre um assunto que o preocupa.

“Esta é uma grande festa europeia que celebramos. E ainda bem porque é sobre música. Mas há assuntos que me preocupam a mim e a uma série de pessoas. Quem tiver coração, ficará sempre preocupado”, começou por explicar.

“Quando soube que vinha para aqui, pensei imediatamente nos refugiados que saem dos seus países para fugirem da morte. Que não haja confusões, estas pessoas não são imigrantes, são refugiados. Não posso dizer que a Europa não esteja a fazer um esforço. Todos estão a fazer um esforço. Mas há tantas questões burocráticas que podemos diminuir e que envolvem os campos de refugiados na Grécia, na Turquia e em Itália. Exigem certidões de nascimento a pessoas que vêm de barcos de plástico. É de loucos”, acrescentou o músico, que gostaria de ver desenvolvidas “vias legais” menos complicadas.

As pessoas presentes na sala de imprensa não ficaram indiferente ao discurso de Salvador Sobral, e aplaudiram-no no final.

O concorrente português conseguiu um feito que já não acontecia há sete anos com Portugal, que foi levar o país à final da Eurovisão, marcada para o dia 13 de maio.

Depois de ter recebido várias críticas positivas ainda antes da primeira semifinal, a música “Amar Pelos Dois” tornou-se a canção mais ouvida nas plataformas digitais logo após ter sido ouvida no festival esta terça-feira. A atuação portuguesa também é a mais vista no Youtube, quando comparada com as restantes atuações.

Estrangeiros de várias nacionalidades têm demonstrado apoio ao concorrente nacional, através de comentários na internet, e desejam a vitória de Salvador Sobral.

“Não interessa quantas vezes eu vejo esta performance, porque leva-me sempre às lágrimas”, “Esta será a minha música de casamento, não consigo parar de ouvir a voz bonita dele”, “Isto faz-me chorar. Mesmo que eu não perceba nenhuma palavra” e “Este é absolutamente o meu vencedor este ano. É a primeira vez que choro a ver a Eurovisão” foram algumas das inúmeras mensagens deixadas pelos seguidores da Eurovisão.

Foto: Reprodução