Atualidade

Políticos exigem explicações sobre fracasso de Espanha na Eurovisão

Manel Navarro e o seu tema ‘Do it for your lover’ ficaram em último lugar no Festival da Eurovisão, com apenas cinco pontos, curiosamente atribuídos pelo televoto de Portugal.

O facto deixou os espanhóis, que todos os anos costumam transmitir programas de televisão em direto só para comentar a participação do país no certame europeu, revoltados. Não propriamente por acharem que foi uma injustiça, mas sim porque consideram que Espanha tem de mudar o método de seleção e, especialmente, o tipo de músicas que envia.

Se os comentadores achavam que Portugal, com a sua música simples e em português, mereceu ganhar, o que dizer dos políticos? Bem, estes querem que se ‘role cabeças’ na TVE.

O PSOE (partido na oposição), que tinha sido o mais crítico na altura em que foi eleito o representante espanhol no meio de uma polémica de fraude, já veio dizer que irá questionar o presidente da RTVE, José Antonio Sánchez, pelo fracasso na Eurovisão na próxima reunião do Conselho Fiscal em junho.

Em causa, alegam os socialistas, estão os prejuízos ou danos causados à marca Espanha, depois de repetidos fracassos da televisão pública no Festival Eurovisão da Canção. Perguntas que esperam ver respondidas, ao contrário do que aconteceu em fevereiro quando deram entrada no Congresso dos Deputados com um pedido de explicações à TVE sobre o método de seleção.

Também o Sindicato de Trabalhadores da TVE já veio pedir responsabilidades “a uma direção que se sabe amortizada e que há muito que não cumpre com a sua obrigação profissional e moral”. Foi também deixada uma crítica ao método de eleição da música, pois o voto do júri predomina diante da vontade do público, e até uma lista de nomes responsáveis pelo fracasso: os júris Virginia Díaz, Javier Cárdenas e Xavi Martínez, bem como a diretora de entretenimento do canal público Toñi Prieto.

“A Eurovisão queria dar uma lição a alguém”, referiu o sindicato. “Um desastre que deve servir para evitar no futuro este tipo de espetáculos”.

Manel Navarro seguiu com a sua vida e carreira, depois da tristeza de ter ficado em último, e já está a divulgar o novo single. Desta vez não se consta que desafine, como aconteceu na final em Kiev, naquilo que se tornou um “gallo” (termo espanhol) viral.