Televisão

Polémica na Eurovisão: Suspeita de fraude revolta espanhóis e deputados

Comecemos por simplificar a história, que é complexa. Espanha fez o seu Festival da Canção no sábado para eleger um representante para a Eurovisão.

‘Objetivo Eurovisión’ foi o nome do programa transmitido em direto na TVE que acabou com uma troca de insultos entre o vencedor e o público e que já fez com que os deputados do PSOE e do UPyD reagissem e viessem exigir a demissão da diretora de programas de entretenimento do canal público.

Em causa está uma suspeita de fraude e um conflito de interesses na votação. Mirela, a favorita do público (obteve a pontuação máxima do televoto), ficou empatada com Manel Navarro, o favorito do júri.

Mirela foi a preferida do público
Mirela foi a preferida do público

Como tem acontecido na Eurovisão, a vitória é decidida mediante a votação do júri (50%) e o televoto (50%). Mas ao contrário do que tem acontecido no concurso europeu e mesmo em Espanha, este ano a TVE (responsável pelo formato em Espanha) decidiu que em caso de empate seriam os três jurados a desempatar.

Logo aí houve uma polémica: a regra sobre o desempate só foi anunciada 24 horas antes da final, numa altura em que a música de Manel Navarro (assim como as outras concorrentes) já passava nas rádios.

Depois veio a escolha do júri, nomeadamente o locutor de rádio Xavi Martínez que sempre mostrou publicamente o seu apoio ao concorrente que acabou por ganhar. Outro incumprimento de regras pois nenhum membro do júri pode ter vinculações com um artista.

Apoio de júri espanhol Xavi Martínez à canção de Manel Navarro

E para adensar tudo, a filha da diretora de programas de entretenimento Toñi Preto trabalha para a Sony Music España e estava na equipa de produção de Manel Navarro.

O público apupou a decisão, que já antevia, e em troca o vencedor fez-lhes um “gesto inapropriado”, como o próprio reconheceu depois em conferência de imprensa, onde esteve sem a presença de nenhum responsável da TVE.

“Esse gesto não era para Espanha nem para os fãs da Eurovisão, mas sim para alguns elementos do público que me fizeram sentir muito mal. Não o desejo a ninguém”, justificou o cantor.

Quanto aos representantes da bancada socialista, deram entrada no Congresso dos Deputados com um pedido de explicações à TVE sobre o método de seleção.

“Os responsáveis do canal público devem tomar medidas urgentes que ponham termo à constante falta de credibilidade e qualidade dos programas relacionados com a Eurovisão”, pediram em comunicado.

Pedido de explicações deputados à TVE pela Eurovisão
A carta do PSOE

O manager de Mirela, que interpretou ‘Contigo’, já veio dizer que “não irão ficar de braços cruzados”.

Também já há um grupo no Facebook para impugnar o vencedor.

Veja o momento em que Manel Navarro, que cantou ‘Do it for your lover’, foi eleito o representante de Espanha no Festival Eurovisão da Canção, que irá decorrer em maio, na Ucrânia: