Cultura

Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público arranca hoje

O Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público começa esta sexta-feira, 19 de maio às 21h30, no Teatro-Estúdio António Assunção, em Almada.

Até 4 de junho haverá espetáculos de teatro, dança, música, circo, marionetas, artes de rua e artes plásticas em Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montemor-o-Novo, Seixal e Sesimbra.

Esta é a programação preparada pelo Teatro Extremo:

19 de Maio, 21h30, Teatro-Estúdio António Assunção
Pepa Plana (Espanha) – “Paraíso Pintado”
Espetáculo de teatro e palhaça – m/6
Duração: 60 minutos

Uma espécie de anja vive feliz e contente uma vida ideal, no entanto aborrecida e com a sensação de que não encaixa bem nesse lugar idealizado quando pensamos no “céu”. Ela sonha ser uma anja da guarda, embora confundido por diversas vezes a função de um anjo da guarda e de um super-herói.

20 de Maio, 11h00, Mercado da Almada, Almada
20 de Maio, 17h00, Largo da República, Alhos Vedros, Moita
21 de Maio, 11h30, Largo de S. João, Alcochete
21 de Maio, 18h00, Praceta Manuel Fevereiro, Marisol, Charneca de Caparica

Efimer (Lleida, Espanha) – “Traps”
Teatro de Rua – para todos
Duração: 30 minutos

Recuperando a simplicidade da nossa infância, a companhia espanhola Efimer apresenta-nos, neste espectáculo, três dragões feitos de trapos como se os houvéssemos retirado de esse mundo fantástico. Como os bonecos de trapo feitos pela tua avó ou como esses seres que fazes a partir de um guardanapo de papel, surgem estes três dragões, três bonecos que visitam a tua cidade para contigo brincar.

20 de Maio, 16h00, Auditório da Junta de Freguesia do Feijó
Paula Só (Lisboa, Portugal) – “O Segredo da Ti Miséria”
Teatro – m/4
Duração: 30 minutos

Revivendo e/ou imaginando situações do passado, “Ti Miséria” uma mulher com cerca de 200 anos, revela um episódio da sua vida do qual faz parte a nogueira do seu quintal.
Por ser um segredo, aqui não deve ser contado e só ela o irá revelar.

20 de Maio, 21h30, Teatro-Estúdio António Assunção, Almada
Teatro Extremo (Almada) – “Circuito Habitual”
Teatro – m/12
Duração: 60 minutos

Um Alto Comissário da Administração Interna interroga um denunciante, cidadão zeloso e dedicado. Percebemos pouco a pouco que a conversa está desde o início armadilhada, mas por qual deles?
O Texto leva-nos até ao interior da lógica impiedosa e absurda que rege a actividade “habitual” de um regime prisioneiro dos seus próprios mecanismos.

21 de Maio, 11h00, Praça da Liberdade, Costa da Caparica
Valdevinos Teatro (Sintra, Portugal) – “Guerras de Manjaricão e Vergamota”
Teatro de marionetas – para todos
Duração: 30 minutos

Florêncio e sua filha Brazia, são actores de uma companhia itinerante de teatro de marionetas. O espectáculo que apresentam “Guerras de manjaricão e vergamota ou o Oiteiro nocturno”, retrata cenas caricatas da vida amorosa de duas irmãs (Mirlinda e Analia) e de seus pretendentes a maridos.

21 de Maio, 17h00, Fórum Municipal Romeu Correia
Jangada Teatro (Lousada, Portugal) – “O Pedro e o Lobo”
Teatro musical com marionetas – m/4
Duração: 50 minutos

Pedro era um brincalhão, só fazia asneiras. Não respeitava nada nem ninguém, chegando a enganar o seu melhor amigo, o bode velho. Um dia, enquanto guardava as ovelhas na serra, pôs-se a gritar: – Lobo! Lobo! Lobo! – A aldeia em peso foi em seu socorro. Mas, não viram qualquer animal. Pedro fica a rir-se por tê-los enganado. Na semana seguinte, repetiu-se a cena e, como uma vez mais, não havia lobo nenhum, os aldeãos foram-se embora chateados com a brincadeira de Pedro. Passados tempos, aparece na serra um lobo. Este lobo, bem-falante, seduz o rebanho, explicando que é um lobo solitário, em vias de extinção e de como as alterações na natureza o empurraram para longe do seu habitat natural. Pedro, não encontrando o rebanho, grita aflito por socorro, ao qual ninguém acode.