Atualidade

Autoridades russas investigam jogo online que já levou mais de cem jovens ao suicídio

Chama-se ‘Blue Whale’ (Baleia Azul) e é, porventura, o jogo online mais sinistro e perturbador de sempre.

Ao que consta, os adolescentes são desafiados a cumprir diversas tarefas de automutilação, como cortar a pele e cravar palavras e símbolos nos braços, incluindo a baleia que dá nome ao jogo. Quem entende participar fica ainda sujeito à privação de sono, bem como a ver filmes de terror sem parar. Ao 50.º dia, o jogador recebe instruções para terminar com a própria vida e, se a ‘lavagem cerebral’ tiver funcionado, avança sem medo.

bluewhale1

Como exemplo, saiba que Yulia Konstantinova (na foto de capa), de 15 anos, e Veronika Volkova, 16, saltaram do topo de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia, no último domingo (26) e morreram. Konstantinova e Volkova são apenas duas jovens de mais de uma centena que cederam às regras e concluíram o desafio.

As autoridades russas já estão a investigar o caso e descobriram que Yulia Konstantinova deixou um recado na sua página na rede social Vkontakte pouco antes de se suicidar e que dizia: “Fim”. Depois, ainda partilhou a imagem de uma baleia azul.

bluewhale

Sabe-se ainda que o suposto administrador do grupo, Phillip Budeikin, de 21 anos, foi recentemente preso. No entanto, apesar de terem diminuído, os casos de automutilação e suicídio relacionados com o jogo ainda se mantêm. Os dois últimos casos provocaram ondas de choque na Rússia, mas a verdade é que o desafio continua a afetar muitos jovens.