Atualidade

Família real espanhola prepara Primeira Comunhão da infanta Sofía

No próximo domingo, dia de Páscoa, os reis Felipe e Letizia e as duas filhas irão à tradicional missa pascal em Palma de Maiorca. Será uma oportunidade para os súbditos verem a família real de perto e celebrarem a seu lado.

Pois no próximo mês isso também será possível. É que, segundo informa alguma imprensa espanhola, a infanta Sofía, de nove anos, vai receber a Primeira Comunhão na terceira semana de maio.

A cerimónia decorre no colégio Santa María de los Rosales, onde andam as filhas dos monarcas. Também foi lá que Leonor, a primogénita de Felipe VI e Letizia, recebeu o mesmo sacramento em 2015.

À semelhança da irmã, Sofía celebra a Primeira Comunhão a um dia da semana. Isto porque é desejo da direção do colégio dar uma orientação mais religiosa e menos festiva do ato.

Os pais não podem escolher essa data, até porque os responsáveis da escola tomam a decisão com base na letra da turma. Num dia é a turma A, no seguinte a B e por aí adiante.

Cada aluno pode ter seis acompanhantes, no máximo, sem contar com os progenitores. No caso de Leonor, estiveram presentes os avós paternos, os avós maternos, a irmã Sofía e a bisavó Menchu Álvarez del Valle. Os pais das crianças são os únicos a ter lugares reservados, sendo que se sentam por ordem alfabética (portanto na letra B, de Borbón). Os restantes convidados têm de obedecer rigorosamente à ordem de chegada.

Tal como Leonor, Sofía receberá o sacramento na Igreja de Asunción de Nuestra Señora de Aravaca, situada no pequeno bairro de Madrid com o mesmo nome.

Todos os alunos se apresentam com o uniforme da escola. Apenas acrescentam o escudo do colégio no blazer azul e devem levar (ambos os sexos) um laço de cor azul marinho com listas transversais em amarelo.

No final da missa, a família real espanhola deverá seguir para o Palácio de Zarzuela, onde decorrerá uma festa privada. Há dois anos foi ali que Leonor trocou o uniforme por um vestido branco, o que se supõe que deva acontecer com Sofía. Também foi nessa altura que a herdeira do trono recebeu uma cadelinha labrador de pêlo castanho a quem deu o nome de Sara. Resta esperar para ver a prenda que a irmã vai receber dos pais.