Atualidade

Documentário sobre caso Maddie traz ainda mais dúvidas à investigação

A obra que prometia revelações bombásticas sobre o caso Maddie, transmitida este domingo no canal de TV australiano Channel 7, acabou por levantar mais questões do que certezas. Apesar de Madeleine McCann ter desaparecido há quase dez anos no Algarve, a 3 de maio de 2007, o paradeiro da criança britânica ainda permanece desconhecido.

O Channel 7 falou com vários intervenientes no caso, entre eles os pais de Maddie e também o ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, que foi quem liderou a investigação em Portugal. Algumas teorias voltaram a ser recuperadas no documentário acerca do desaparecimento da menina de três anos, e acabaram por surgir mais dúvidas do que certezas.

Gerry e Kate McCann chegaram a ser questionados por um jornalista sobre se teriam ou não morto a filha. “Não, nunca, e não há nada lógico que… terias de começar pelo porquê, quando, quem, é simplesmente… não há nada que sugira isso por isso não, é um enfático não”, respondeu o pai da criança.

Gonçalo Amaral continua a culpar os pais pelo sucedido, algo que já tinha feito também no livro que lançou após ter sido afastado do caso. “Não há pistas que apontem para rapto. Pelo contrário, há pistas de que os pais foram negligentes”, afirmou.

Já Andy Redwood, detetive da Scotlad Yard que liderou a investigação britânica durante vários anos, disse durante a entrevista que ainda acredita “na possibilidade de Maddie estar viva”.

A imprensa australiana, como o Sydney Morning Herald, continua a forcar-se nas críticas feitas à polícia portuguesa, que terá demorado a agir. Houve a sugestão de que em poucas horas Maddie poderia ter sido levada até ao sul de Espanha e, a partir daí, partido para o norte de África.

Para o cientista forense Dave Barclay, “a razão pela qual o caso desperta tanta atenção, dez anos depois, é porque qualquer uma das explicações possíveis é implausível, e ainda assim sabemos que uma delas está correta”.

Em quase uma década ocorreram 8 685 supostos avistamentos da menina, em 101 países diferentes, mas nenhum deles ajudou a desvendar o misterioso caso. A única certeza é a de que Madeleine McCann desapareceu na Praia da Luz, no Algarve, local onde os pais se encontravam hospedados a 3 de maio de 2007. A menina faria 14 anos no próximo mês, no dia 12 de maio.