Atualidade

“Porto é a etapa preferida do público e dos pilotos” da Red Bull Air Race

A mais importante competição internacional de aviões regressa entre 1 e 3 de setembro aos céus do Porto e de Vila Nova de Gaia, dez anos depois da sua primeira aparição.

A etapa que bateu sucessivos recordes de público entre 2007 e 2009 é, ainda hoje, e de acordo com o Diretor Geral da Red Bull Air Race, “a etapa preferida do público e dos pilotos”.

Presente na conferência de imprensa, desta quarta-feira, que oficializou o regresso da prova às cidades do Porto e de Gaia, o austríaco Eric Wolf manifestou “grande entusiasmo por este regresso da Red Air Race a Portugal”, que aqui assinalará a 80ª prova em todo o seu historial.

O responsável considerou o rio Douro “um cenário único e verdadeiramente especial para esta corrida de alta velocidade a baixa altitude” e mostrou-se convicto que “cada piloto e cada equipa tudo farão para ser coroados no Porto perante os aplausos de milhares de fãs. Mais do que um desafio, vai ser um enorme sucesso desportivo”.

Recordando a forte ligação que se estabeleceu entre o Porto e esta competição, o presidente da Câmara do Porto não tem dúvidas de este regresso “é uma grande conquista para a cidade, que vai a voltar a receber a prova em festa”, destacando o “enorme retorno económico direto que esta competição vai trazer à cidade, à região e a Portugal”.

Recorde-se que a Red Bull Air Race estreou-se em Portugal há precisamente dez anos, mantendo-se no calendário até 2009. Durante este período, bateu recordes sucessivos de público, sendo ainda hoje o evento desportivo de dois dias com a maior assistência de sempre em Portugal.

Entre o pelotão inscrito no calendário de 2017, há sete pilotos que já voaram sobre as águas do Porto em anteriores edições e dois subiram mesmo ao pódio: o norte-americano Kirby Chambliss e o australiano Matt Hall. No entanto, não há um único piloto no ativo que tenha conseguido alcançar aqui uma vitória.

Ao todo, serão 23 pilotos em representação de 15 países a competir na etapa portuguesa, que será a sexta e antepenúltima de um calendário composto por oito provas. A primeira foi disputada a 10 e 11 de fevereiro, em Abu Dhabi, e a última prova do ano terá lugar em Indianápolis, nos Estados Unidos, a 14 e 15 de outubro.