Atualidade

Campeonato Europeu de Vela no Douro

De 4 a 12 de julho a Academia de Vela BBDouro e a Douro-Marina, com o apoio da Frente Atlântica do Porto, organizam o “Campeonato Europeu de 49er Porto 2015”.

Assim, os melhores velejadores da Classe Olímpica 49er, vão competir pelo título europeu em Portugal. Apesar do evento consagrar o campeão europeu, o campeonato é aberto a participantes de todo mundo e, para alguns países, servirá de prova de seleção para as tripulações que vão estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Na competição participam cerca de 150 velejadores de nacionalidades diferentes, distribuídos por 3 categorias distintas; 49er – masculino –, 49erFX – feminino e Open.

De Leixões ao estuário do rio Douro, as velas dos 49er vão ser seguidas por centenas de pessoas, espalhadas pelas marginais de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

A embarcação 49er, uma das mais rápidas da frota olímpica, é composta por 2 velejadores, utiliza 3 velas com dimensões diferentes, e em condições extremas de vento pode atingir os 50 km/h, superando mesmo a velocidade do vento.

A tripulação portuguesa Jorge Lima e José Costa, presença constante nas principais provas internacionais da classe, ocupa o 14º lugar do ranking mundial e prepara-se para lutar pelo pódio neste campeonato europeu. Depois de garantir a qualificação portuguesa da classe 49er para os Jogos Olímpicos, a dupla do Clube Naval de Cascais persegue um título internacional e está confiante que o mesmo pode ser alcançado no Porto. “Queremos defender as cores da bandeira portuguesa ao mais alto nível e retribuir o carinho do Porto com um bom resultado. O estuário do rio Douro, da Foz até Leixões, é sem dúvida um local privilegiado para navegar e para quem gosta de assistir a provas de vela”, explicou José Costa, durante a apresentação da prova.

Até ao primeiro dia de regatas é possível que outras tripulações nacionais se inscrevam no campeonato, uma vez que não existe um número restrito de inscrições.