Atualidade

Sentença da infanta Cristina chegou pelas mãos de amiga de Letizia

Cristina Ónega não é um nome que se reconheça à partida. Muito menos imaginamos a ligação que tem com a Rainha de Espanha. Mas foi ela que entregou aos jornalistas a sentença do caso Nóos, esta sexta-feira, que ditou a absolvição da infanta Cristina e a condenação a seis anos e três meses de cadeia de Iñaki Urdangarin, cunhados de Letizia.

Isto porque ela é a assessora de imprensa do Conselho Geral do Poder Judicial de Espanha. E é também amiga da mulher do rei Felipe VI. Aliás, a irmã mais velha de Cristina é Sonsóles Ónega, uma das melhores amigas da rainha e jornalista da Mediaset no Congresso dos Deputados.

Segundo alguma imprensa espanhola, que reconheceu logo a assessora, Cristina também já foi jornalista na TVE. Dedicou-se à secção de política, que lhe valeu vários prémios. Foi afastada do cargo depois dos rumores em torno da manipulação de informação da televisão pública e trabalha desde 2014 – ano em que Letizia assumiu o trono espanhol – no Gabinete de Comunicação do Conselho Geral do Poder Judicial.

O destino quis que, como a sua família está intimamente ligada aos Bourbons (o seu pai é também um dos maiores amigos na imprensa do rei Juan Carlos), coube-lhe a responsabilidade de dar a notícia da absolvição da infanta Cristina.

Rainha opta por look discreto em dia difícil
Quis o destino – ou não – que à mesma hora que a filha mais nova dos reis eméritos de Juan Carlos e Sofia e do ex-duque de Palma conheciam a sentença pelos crimes de evasão e fraude fiscal, os monarcas tinham um ato oficial.

D. Felipe e Dona Letizia presidiram à inauguração da exposição ‘Obras maestras de Budapest: del renacimiento a las vanguardias’ no Museu Thyssen, em Madrid, junto ao presidente da Hungria, János Áder, e da sua esposa, Anita Herczegh.

Depois seguiram para um almoço no Palácio de Zarzuela com o casal presidencial. Nos dois eventos, a ex-jornalista optou por um look discreto.

Um vestido em tweed, que já tinha mas que se desconhece a marca, em diferentes tons creme, rosa e verde. Complementou o visual com sapatos peep-toes em nude de Magrit, uma carteira de Felipe Varela e brincos Coolook.