Álbuns da Semana

O regresso à escuridão antes dos musicais futurista e encantador

‘Not The Actual Events’ é o título do primeiro trabalho lançado pelos Nine Inch Nails nos últimos três anos.

O sucessor de ‘Hesitation Marks’, álbum de 2013, chegou ao público no final de dezembro de 2016 e é o segundo EP da carreira da banda norte-americana ‘nascida’ em 1988. Quatro anos volvidos sobre a sua formação, em 1992, já haviam lançado ‘Broken’.

nine

Descrito por Trent Reznor como um “disco antipático e bastante impenetrável”, ‘Not The Actual Events’ recupera aquela sonoridade pesada, escura e, por vezes, suja que caracterizou a banda nos anos de maior sucesso.

Atente-se ainda para o facto de este EP contar com duas participações especiais, as de Dave Grohl, dos Foo Fighters, na bateria do tema ‘The Idea Of You’ e Dave Navarro, dos Jane’s Addiction, que cede a sua guitarra em ‘Burning Bright (Field on Fire)’, faixa que lhe deixamos para ouvir aqui:

Harleighblu X Starkiller é uma formidável ligação entre a cantora de soul britânica Harleighblu e a dupla de Los Angeles Starkiller, que está em grande ascenção.

‘Amorine’, por seu lado, é o nome da obra que formaram em conjunto e também do filme de ficção científica em registo sonoro, que conta uma trágica história de amor futurista, ao som de hip hop, funk psicadélico e soul, com claras influências de DJ Shadow a Portishead.

Harleighblu

E o ‘futurismo’ é de facto a palavra chave deste LP. Não é por acaso que este projeto entra diretamente na linha evolutiva de Harleighblu, jovem cantora que traz os olhos postos no horizonte e que opta sempre por trabalhar com produtores eletrónicos de ponta.

Um dos temas que reflete tudo isso que escrevemos é ‘Live Fast, Die Young’ e é precisamente esse que lhe propomos ouvir:

Sem sairmos desta junção explosiva entre a música e o cinema, chegamos a ‘La La Land’, filme que está em cartaz nos cinemas e nomeado para 14 Óscares, tendo já conquistado sete Globos de Ouro, incluindo o de melhor banda sonora.

Centremos-nos, pois, na sua banda sonora, que foi composta e orquestrada pelo norte-americano Justin Hurwitz, cujo trabalho está a ser bastante elogiado.

la la land

O filme conta a história de um pianista e uma aspirante a atriz que se apaixonam enquanto procuram por oportunidades nas suas respetivas carreiras, na cidade de Los Angeles, no Estados Unidos.

A história é encantadora, mas o que sobressai dela é mesmo a sonoridade. Para os protagonistas, Emma Stone e Ryan Gosling, este foi o primeiro trabalho num musical e as 15 faixas da banda sonora são cantadas por eles, embora também contem com o apoio do próprio Justin Hurwitz e do restante elenco do filme.

De resto, o tema ‘Start A Fire’, com que encerramos, em baixo, as nossas sugestões musicais para a semana, e que serve de banda sonora também ao trailer de ‘La La Land’, traz a voz do conceituado John Legend, cantor e compositor norte-americano que já conquistou um Óscar de melhor canção original pelo tema ‘Glory’ no filme ‘Selma’.