Atualidade

Morte de mulher de Lula da Silva será confirmada às 20h05 de hoje

“Às 12h05 desta sexta-feira (03/02) foi realizada a primeira etapa do protocolo de morte encefálica da sra. Marisa Letícia Lula da Silva, que deverá ser finalizado às 18h05 [20h05, hora portuguesa] da data de hoje”, esta foi a publicação que Lula da Silva fez esta tarde no Facebook.

Trata-se do boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, unidade de saúde em São Paulo onde a ex-primeira-dama do Brasil está internada desde 24 de janeiro.

Dona Marisa Letícia sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma. Está em morte cerebral desde ontem, 2 de fevereiro, e antes que se desligue as máquinas para se proceder depois à doação de órgãos, como a família já tinha anunciado, é preciso cumprir um protocolo.

“Caros Amigos, A ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia deve passar nesta sexta-feira (3) por um protocolo de avaliação de morte cerebral que, pelas regras estabelecidas, poderá se estender ao longo do dia de hoje. O primeiro exame deve acontecer às 12h, e o segundo pelo menos seis horas após o primeiro, às 18h, para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. Os procedimentos de doação de órgãos só podem ocorrer após a conclusão do protocolo. Agradecemos mais uma vez todo o carinho dos que querem prestar suas últimas homenagens a nossa querida Dona Marisa Letícia. #equipelula”, foi explicado na página oficial do ex-presidente.

Lula da Silva já está a receber as condolências. “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhado do ex-ministro José Gregori, fez uma visita de condolências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que os recebeu com o ex-ministro Celso Amorim”, lê-se no Facebook, com as fotografias respetivas.

Marisa Letícia e Lula estiveram casados durante 43 anos. Tinham três filhos em comum. Ela tinha um filho de outra relação, que foi adotado pelo marido. Este também tinha outra filha, fruto do relacionamento com uma antiga namorada.

Fotos: Ricardo Stuckert (Facebook de Lula da Silva)