Atualidade

Marisa Letícia, a ex-primeira-dama do Brasil que criou um Partido

Descendente de italianos, nasceu e foi criada no ABC Paulista (zona industrial da Região Metropolitana da capital brasileira). Marisa Letícia foi mais do que a mulher de Lula da Silva.

Começou a trabalhar aos nove anos como ama. Aos 23 conheceu o futuro marido no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo. Apesar de jovem, já era viúva, assim como Lula. Casaram-se sete meses depois de se conhecerem e juntos continuaram a incursão na vida política.

A ex-primeira-dama teve parte ativa em todo o processo de criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Aliás a primeira bandeira do PT foi cortada e costurada pelas suas mãos, em 1980.

Quando Lula da Silva foi preso durante a ditadura militar, assim como outros sindicalistas, Dona Marisa Letícia (nome pelo qual ficou conhecida quando o marido estava na Presidência) liderou o protesto ‘Passeata das Mulheres’.

O seu lado ativista e feminista voltou a revelar-se importante durante as campanhas eleitorais de Lula e da sucessora deste, Dilma Rousseff.

Enquanto primeira-dama (entre 2003 e 2010), adotou uma postura mais discreta, limitando-se a acompanhar o marido nalguns atos oficiais. Mas não se safou da polémica. Nos últimos meses, a Justiça abriu cinco ações penais contra Lula por suspeita de corrupção. Em três deles, Marisa foi incluída entre os acusados.

A 24 de janeiro sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma e deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O seu quadro clínico foi considerado “irreversível” pelo médico da família, Roberto Kalil Filho.

“Eu acho que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”, afirmou Lula naquela que foi a sua primeira manifestação pública depois do internamento da mulher, no passado dia 30.

Esta quinta-feira, 2 de fevereiro, Dona Marisa Letícia teve morte cerebral. “A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”, informou o marido nas redes sociais.

“Estamos juntos, presidente Lula, agora e sempre”, escreveu Dilma no seu site, acrescentando que “Dona Marisa foi o esteio de sua família, a base para que Lula pudesse se dedicar de corpo e alma à luta pela construção de um outro Brasil, mais justo, mais solidário e menos desigual, desde as primeiras reuniões sindicais na Vila Euclides, passando pela fundação do PT e da CUT, até a chegada à Presidência da República”.

Além do filho do seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio e a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada). Esteve casada com Luiz Inácio Lula da Silva durante 43 anos.