Cultura

Jamiroquai revelam novo single do álbum ‘Automaton’

Os Jamiroquai, superestrelas globais da soul funk eletrónica e vencedores de prémios Grammy, regressaram aos discos com o oitavo álbum de estúdio, ‘Automaton’. E esta quinta-feira mostraram o seu segundo single.

Escrito e produzido por Jay Kay e Matt Johnson, maestro dos teclados dos Jamiroquai, ‘Automaton‘ será lançado a 31 de março. O disco já está disponível em regime de pré-venda, com o qual se recebe imediatamente o single ‘Automaton’.

“A inspiração para ‘Automaton’ surgiu do reconhecimento do crescimento da inteligência artificial e da tecnologia no mundo atual e do facto de nós como seres humanos começarmos a esquecer-nos das coisas mais agradáveis, simples e eloquentes da vida, seja no meio ambiente, seja nas relações entre humanos”, afirmou Jay Kay.

O vídeo foi realizado por Charlie Lightening (Arcade Fire e Björk) com a direção criativa do vocalista Jay Kay, sendo um vídeo com toques de ficção científica neo-noir.

E agora está aí o segundo single: ‘Cloud 9‘, revelado pelo grupo na página de Facebook esta quinta-feira, 9 de fevereiro.

Fundados em 1992 pelo vocalista Jay Kay, os Jamiroquai afirmaram-se, desde o lançamento do álbum de estreia, ‘Emergency on Planet Earth’, em 1993, como um dos grupos mais bem-sucedidos do planeta. Com sete álbuns que já alcançaram o Top 10 de vendas do Reino Unido (e três deles chegaram ao 1.º lugar), o grupo vendeu mais de 26 milhões de álbuns em todo o mundo, mantendo o recorde do Guinness com o disco de funk mais vendido de sempre.

A banda é responsável, recorde-se, por telediscos inovadores como ‘Canned Heat’, ‘Little L’ ou ‘Virtual Insanity’, este último vencedor de 4 MTV Video Music Awards.

Os Jamiroquai voltam este ano aos concertos, tendo já agendado o seu regresso a palcos portugueses, no próximo dia 5 de agosto, no âmbito do festival MEO Sudoeste.