Lifestyle

Festas de São João serão “para todos” durante um mês

“Uma Festa de Todos e para Todos” é o mote das festas de São João do Porto de 2017. O programa foi apresentado esta terça-feira pelo administrador da PortoLazer, Nuno Lemos, no Miradouro da Sé, no Porto, e já se sabe que vai ter muita animação, música, bailes e arraiais durante um mês.

A Câmara do Porto quer com esta iniciativa “homenagear o património imaterial da cidade: as suas gentes”.

No âmbito da Cascata Comunitária serão promovidas 30 oficinas – de três horas cada – entre os dias 25 de maio e 17 de junho – que percorrerão todas as freguesias do Porto, procurando-se, com isso, “executar cerca de 250 casas”, sendo o resultado revelado a 18 de junho.

Para a construção dos balões serão criadas também três oficinas comunitárias, entre 14 e 16 de junho, no antigo Posto de Turismo da Sé, projeto que será conduzido pelo mestre baloeiro Luciano Britto.

O Elevador da Lada, a partir do dia 25 de maio e até 31 de julho estará ocupado com uma instalação CX LUX – que junta a luz à componente sonora, inserido no projeto ALUMIA.

Os dias 26 e 27 de maio marcam a estreia do Porto Blues Fest, um concerto de homenagem a BB King e que juntará no palco Rui Veloso e Shirley King, filha do antigo intérprete daquele género musical, BB King.

E de um conjunto de eventos que abrange ainda os jardins do Palácio de Cristal e Serralves, são os Concertos da Avenida que dominam o cartaz a 22, 23 e 24 de junho, consagrados à música “Made in Porto”.

A Banda Sinfónica do Porto, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira atuará na primeira das três datas, enquanto na mais longa noite do ano será a vez dos Trabalhadores do Comércio, TAXI e os GNR & Convidados, que surgirá em palco com Isabel Silvestre a cantar a “Pronúncia do Norte” e depois com Javier Andreu a interpretar “Sangue Oculto”.

Na terceira e última noite (24 de junho), será a vez da Marta Ren & The Groovevelvets e os Clã, de Manuela Azevedo, subirem ao palco.

A par disto mantêm-se os palcos para os mais novos na Rotunda da Boavista, Alameda das Fontainhas, Campanhã, Lordelo do Ouro, Largo do Amor de Perdição e na Foz.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, destacou tratar-se de uma programação “engraçada, virada para cidade, para as pessoas”, sublinhando que “as rusgas vão ser um sucesso”.

“Pelo meio vamos ter aqui os festejos do 10 de junho, com a avenida engalanada e o senhor Presidente da República, de quem as pessoas vão gostar”, frisou.

Para consultar a programação ao detalhe, veja aqui.

Foto: Facebook