Lifestyle

Esqueça a crise e vá para a folia festejar o Carnaval

O Carnaval está aí à porta e por todo o país há festejos que não vai querer perder.

Carnaval de Ovar
Os festejos em Ovar têm como principal novidade, a “Farrapada”, um desfile noturno em que o público será o protagonista e exibirá as suas próprias fantasias num percurso pelo centro da cidade, no dia 5. Outra novidade em 2016 é o ambicionado regresso do desfile das escolas de samba ao centro da cidade, esse corso volta agora à Avenida Sá Carneiro, que se realiza no próximo domingo e na terça-feira de Carnaval.

Além disso, há também o Espaço Tenda, vocacionado para concertos e atuações de DJ, no largo da Biblioteca.

Carnaval de Estarreja
Neste município a folia prolonga-se até ao dia 9 de fevereiro. Na próxima quarta-feira, dia 3, haverá a tradicional marcha luminosa e no dia 5 as escolas de samba desfilam pelas avenidas de Estarreja.

Nos dias 7 e 9 haverá o tradicional corso de Carnaval, que costuma atrair milhares de pessoas ao centro da cidade. Pode consultar o programa completo aqui.

Carnaval da Mealhada
Também o Entrudo se festeja com cor, animação e música na Mealhada. A festa vai prolongar-se até ao dia 9 e vai haver a apresentação das escolas de samba, no dia 5. Já no dia 7 e 9 o corso luso-braisileiro vai percorrer as ruas da cidade, a partir das 15h00. Consulte aqui o programa.

Carnaval de Torres Vedras
Este é o carnaval mais português de Portugal, e é sem dúvida o mais conhecido e adorado por todos os foliões, que rumam do norte e sul do País para Torres Vedras nestes dias. Em 2016 a festa vai ser entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Existem corsos que são de acesso gratuito a todas as pessoas, de sábado a terça-feira.

Carnaval de Sesimbra

Em Sesimbra a festa faz-se de 5 a 13 de Fevereiro. As celebrações começam na sexta-feira, dia 5, com o desfile de mascarados. Nos dias seguintes, haverá concursos de máscaras, desfiles de palhaços e, claro, o desfile das escolas de samba.

As festas terminam no dia 13 com a Cegada de Sesimbra, pelas 21h30, no Cineteatro Municipal João Mota. Consulte o programa aqui.

Carnaval de Sines
A cidade vai estar em festa entre dia 5 e 9 de fevereiro. Com desfiles para todas as idades (há desfile infantil e sénior), e a diversão é garantida. Se está perto de Sines, vai encontrar algumas matrafonas também, e aproveite para soltar umas boas gargalhas ao ver os cortejos recheados de sátiras sociais.

Carnaval de Loulé
Nos dias 6, 7 e 9 de fevereiro, a cidade de Loulé recebe o mais antigo corso carnavalesco do país, num desfile de três dias que este ano terá como tema “O Grande Naufrágio”, em que os piratas serão os grandes protagonistas. Às 15h00, na Avenida José da Costa Mealha, 14 carros alegóricos desfilarão, numa sátira política verdadeiramente imperdível, onde as escolas de samba, os grupos de animação em representação de algumas coletividades do concelho, cabeçudos, gigantones, entre outros, levam ao “sambódromo louletano” cerca de 700 figurantes.