Moda

Modelo negra recria campanhas de moda para quebrar preconceitos

A falta de diversidade racial não só na moda mas na sociedade em geral, continua a ser uma realidade. Por isso, para chamar a atenção para o problema, a modelo Deddeh Howard recriou campanhas famosas, como a Dolce & Gabbana ou a Guess, substituindo as modelos brancas por imagens suas fazendo as mesmas poses.

Para levar a cabo o projeto – intitulado ‘Black Mirror’ (‘Espelho Negro’, em português), a jovem contou com a ajuda do fotógrafo Raffael Dickreuter.

“Eu achei o nome perfeito porque espelhamos duas imagens. Quando eu [mulher negra] me olho no espelho, pergunto: ‘aquela poderia ser eu. Por que não sou?’”, explicou Deddeh ao ‘Buzzfeed News’.

Criada na Libéria, Howard vive hoje em Los Angeles, e afirmou que a inspiração para as fotos veio de sua própria experiência enquanto modelo. Mesmo sendo elogiada pelas empresas por onde passava, era comum ouvir “não”, com a desculpa de que já havia outra manequim negra agenciada.

“As agências diziam-me frequentemente: ‘nós gostamos muito de si, mas nós já temos uma menina negra’. Não deveria ser limitado a uma só rapariga negra, poderia haver mais”, contou.

“É como se as agências tivessem vergonha de representar a diversidade. Isso é muito doloroso e já me fez sentir insegura e péssima comigo mesma”, sublinhando que se sentiu vítima de racismo dentro da indústria várias vezes.

Com o intuito de inspirar as novas gerações e tentar moldar mentalidades para a igualdade e a tolerância, Deddeh lembra que a comunidade negra “raramente é bem vista nos media”.

Veja as fotos da campanha que promete dar que falar: