Cultura

‘Carminho canta Tom Jobim’ chega hoje às lojas

Carminho tem um álbum novo, só com músicas de Tom Jobim. A fadista portuguesa foi convidada pela família do mestre da Bossa Nova a dar um novo tom ao repertório, que contempla algumas das músicas de maior sucesso, e conta com as participações da atriz Fernanda Montenegro e dos cantores Maria Bethânia, Marisa Monte e Chico Buarque. O trabalho intitulado ‘Carminho canta Tom Jobim’ e que se adivinha de grande sucesso, chega hoje às lojas.

14910408_10154214180695345_956888762186910316_n

Filha da fadista Teresa Siqueira, Carminho estreou-se discograficamente a solo em 2009 com ‘Fad’.

Em 2006, participou na gravação do CD ‘O terço cantado’, e tinha já gravado quatro fados, na Suíça, com a Tertúlia de Fado Tradicional. Em 2008, gravou ‘Gritava contra o silêncio’, excerto de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, no primeiro disco de inéditos de João Gil.

Ao longo da sua carreira, tem gravado com artistas de outras áreas musicais, designadamente com os brasileiros Chico Buarque, Milton Nascimento, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Nana Caymmi, e com o espanhol Pablo Alborán.

No Brasil, a intérprete tem tido um assinalável êxito com concertos esgotados no Rio de Janeiro e em S. Paulo. Foi tema de capa do jornal O Globo, e o músico Caetano Veloso, que escreveu para si ‘O sol, eu e tu’, referiu-se à fadista como um “suave milagre”.

Neste CD, “Carminho pôs toda a sua alma a cantar Jobim”. “Não é um disco de fado? Talvez não seja. Mas é o disco que se impunha, que Carminho tinha de fazer agora. E que fez”, remata a discográfica.

Recorde-se que a fadista já gravado um tema de Jobim, ‘Saudades do Brasil’ (1969), uma criação de Amália Rodrigues.