Atualidade

Morreu a menina que foi “a cara do cancro” através da objetiva do pai

Jessica Whelan, de apenas quatro anos, lutava contra um neuroblastoma (um tipo de cancro geralmente encontrado nas pequenas glândulas sobre os rins) há pouco mais de um.

Há cerca de um mês, o pai, fotógrafo Andy Whelan, quis mostrar ao mundo “a verdade e a realidade da situação” que a família vivia, através de uma imagem – a “mais difícil” da sua vida – onde aparecia a menina em claro sofrimento depois de ser submetida à quimioterapia para tratar a doença.

A fotografia de Whelan deu a volta ao mundo em tom de alerta para o sofrimento das crianças que padecem deste tipo de patologias. “Esta é a verdadeira face do cancro”, evidenciava o fotógrafo.

a-fight-against-neuroblastoma

Jessica morreu este domingo, depois dos pais terem decidido suspender o tratamento, alertados de que já não havia esperança na recuperação.

“A minha princesa ganhou asas de anjo. Eu sinto tristeza e alívio ao informá-los que a Jessica finalmente encontrou a paz às sete da manhã de hoje. Ela não mais sofre, não mais sente a dor das restrições físicas do seu corpo (…) Na noite passada ela finalmente permitiu que a segurasse nos meus braços e demos um grande abraço, enquanto eu dizia o quanto eu a amava. Disse-lhe novamente que estava tudo bem e que ela podia fechar os olhos e descansar (…) Parece que era isso que ela precisava para finalmente encontrar conforto na sua passagem”, escreveu Andy na página que tinha criado para relatar a dura luta da filha, agora suspensa, após pedir que a privacidade da família fosse respeitada no luto.

andy-e-jessica-whelan