Atualidade

Fotógrafo mostra “a cara do cancro” com imagem da filha a lutar contra a doença

São várias as campanha que se vêem todos os dias nas redes sociais de crianças com alguma patologia oncológica e que precisam de ajuda urgente.

Casos que chamam a atenção não só pela dor eminente mas por, na sua maioria, terem como protagonistas meninos e meninas de tenra idade.

A história de Jessica podia ser “apenas mais uma” mas o pai, o fotógrafo Andy Whelan, decidiu fazer algo diferente: na sua página de Facebook, o progenitor publicou uma fotografia da filha num momento de sofrimento numa altura em que a menina lutava contra a dor depois de uma sessão de quimioterapia para combater um neuroblastoma (um tipo de cancro geralmente encontrado nas pequenas glândulas sobre os rins). Embora tenha noção do quão chocante é o registo, Andy teve como objetivo chamar a atenção para a importância de continuar a procurar uma cura para a doença, principalmente nos mais novos.

“É muito fácil fazer uma foto que mostre a alegria da vida enquanto se descarta a tortura que vemos [em casa]. Esta foi a fotografia mais difícil que eu já fiz. É, na verdade, a minha própria filha de quatro anos de idade”, desabafou na legenda da partilha.

A imagem, publicada no dia 29 de outubro, rapidamente se tornou viral, tendo já recebido mais de 50 mil reações na rede social, além de mais 16 mil partilhas e 12 mil comentários.

jessica

No longo texto que acompanha o registo, Andy explica ainda que a fotografia foi tirada alguns dias depois dos médicos afirmarem que Jessica teria apenas mais algumas semanas de vida, uma vez que o cancro já se teria espalhado por outras partes do corpo.

“Esta fotografia foi feita num momento que nós, como pais, já não poderíamos oferecer nenhum conforto”, escreveu. “Infelizmente, para nós como uma família, não é uma cena que vemos raramente. Esta é agora uma visão do quotidiano que vemos regularmente a cada dia e noite, a sua frequência é agora mais frequentemente. Esta é a verdadeira face do cancro: os vasos sanguíneos do meu bebé a sobressairem na sua pele, uma lágrima solitária a correr pela sua bochecha, seu corpo enrijecido e o seu rosto contorcido de dor”, lamentou.

czepwxlueaaq5pz

Jessica foi diagnosticada com a doença em setembro de 2015. Desde então foi submetida a vários tratamentos. Atualmente, dadas as fracas hipóteses de sobrevivência, os pais decidiram interromper a terapêutica a que a menina estava sujeita, focando-se agora em dar-lhe “o melhor” no tempo que ainda lhe resta.

“Talvez ao ver esta foto, as pessoas que não estão em nossa posição serão consciencializadas da escuridão que é o cancro na infância. Talvez essas mesmas pessoas possam ser capazes de fazer algo para que, no futuro, nenhuma criança tenha de sofrer com essa dor. Um pai tem de dar testemunho da sua própria carne e sangue se deteriorando diariamente”, conclui.

No Facebook, Andy criou uma página onde retrata a luta da menina contra o neuroblastoma. Nas últimas imagens partilhadas é notória a alegria de Jessica, no regresso a casa, agora que já não tem de lidar com a dor que os tratamentos lhe infligiam, apesar de serem necessários.

14650443_1746536425600123_8477075719425895340_n