Atualidade

Felipe VI e Letizia despedem-se de Portugal depois de visita oficial de três dias

Passavam pouco minutos das 11h00 quando Felipe VI e Letizia de Espanha deram início ao último de três dias de uma visita de Estado a Portugal.

À chegada ao Palácio de S. Bento, o casal real foi recebido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pela sua mulher, Maria Filomena.

Já no interior do Parlamento, ouviram-se os hinos dos dois países e o filho do rei Juan Carlos teve oportunidade de discursar relembrando o trigésimo aniversário da adesão à Comunidade Europeia. “A Europa é o nosso berço e o nosso destino comum”, afirmou sublinhando várias parecenças entre os dois países.

Na véspera do feriado que assinala a reconquista da independência de Portugal face à Espanha, há 376 anos, Felipe VI terminou precisamente em português, afirmando que “como espanhol, como Rei de Espanha, o meu coração está com Portugal”.

Seguiu-se depois uma visita à Embaixada espanhola em Lisboa, onde o casal real teve oportunidade de privar com alguns conterrâneos, acompanhados pelo ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação, e pelo próprio embaixador de Espanha em Portugal.

Para terminar a visita de Estado, os soberanos visitaram a Fundação Champalimaud, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de Leonor Beleza, presidente da instituição, onde ficaram a conhecer as instalações e os projetos ali desenvolvidos.

Naquele que foi o último dia da sua estadia em solo português, Letizia optou, de manhã, por um vestido cinzento e lilás sobreposto por um casaco da mesma cor, da designer venezuelana Carolina Herrera. O combinado foi conjugado com uns sapatos ‘animal print’ de Magrit.

Para marcar presença na Fundação, a soberana trocou a indumentária por um casaco preto de estilo militar, com botões dourados e detalhes em camurça, conjugado com umas calças cinzentas da Hugo Boss e carteira bicolor.

Completa a agenda, o casal real regressou a Espanha. Veja as fotos: