Atualidade

Vídeo: Pentágono prevê cenário catastrófico para 2030

Num vídeo da autoria do Péntagono, divulgado pelo site ‘The Intercept’, usado para o treino de soldados norte-americanos, o cenário futuro é sombrio.

Guerras civis, conflitos étnicos e religiosos, desastres naturais e uma desigualdade social cada vez maior são algumas das previsões daquilo que poderá acontecer nos centros urbanos, um pouco por todo o mundo, daqui a sensivelmente 14 anos.

Intitulado ‘Megacidades: Futuro Urbano, a Complexidade Emergente’, o vídeo mostra fotos que representam as metrópoles, com um número cada vez maior de habitantes e confrontos violentos.

Com uma narração digna de um filme de ficção ciêntifica, o Pentágono alerta ainda para os perigos da superpopulação e do “alcance global da internet” como arma para redes criminosas: “Esse é o mundo do nosso futuro. É um mundo onde não estamos preparados para atuar de forma efetiva. O cenário é inevitável”.

Para finalizar, pode ouvir-se que a única solução para impedir que o caos tome conta da vida das pessoas em vários pontos do globo “será o exército dos EUA”.

Veja o vídeo: