Atualidade

GNR lança vídeo de alerta para perigos do ‘Sextortion’

‘Sextortion’ é um fenónemo, cada vez mais frequente e que atinge os mais novos e os mais velhos. Trata-se da utilização de imagens ou vídeos de cariz sexual, para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação.

De forma a alertar todos sobre estes riscos, nomeadamente os menores de idade, a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançou um vídeo na sua página de Facebook que retrata bem como funciona este fenómeno.

“Protocolo internacional na área da cibersegurança. A Guarda Nacional Republicana e a organização espanhola Pantallas Amigas [organização espanhola que serve para promover o uso seguro das novas tecnologias] assinaram, hoje, um protocolo de cooperação que visa proteger os menores dos riscos associados ao uso inadequado das tecnologias da comunicação, especialmente da internet. Publicamos hoje o primeiro vídeo com o tema “Sextortion”, vê até ao fim! Fica atento aos próximos vídeos! #guardanacionalrepublicana #followme #agnraconselha”, anunciou a GNR, na sua página, esta semana.

No vídeo, animado, vê-se o método usado por quem pratica ‘sextortion’ e a imprudência das vítimas. Um rapaz que navega na internet e clica num anúncio para fazer novas amizades. Uma rapariga, com bom aspeto, que lhe pede amizade, despe-se para a webcam e pede-lhe para fazer o mesmo. O rapaz acede e depois é chantageado a pagar, se não quiser que ela envie o vídeo aos familiares e amigos.

Desta forma, a GNR pretende sensibilizar todos (homens e mulheres, todos podem ser potenciais vítimas) para este fenómeno, mas não só. Em breve publicará vídeos que abordam temas como o furto de identidade, a exploração infantil e o cyberbulling. Tudo relacionado com cibersegurança.

Os comentários dos seguidores da Guarda Nacional no Facebook foram positivos. “Ideal para as aulas de cidadania, atenção escolas, excelente ferramenta. Recomendo”, “É um método excelente para alertar os jovens, bem como os menos jovens para este tipo de perigos que estão associados às novas tecnologias” foram algumas das reações deixadas.

Veja aqui o vídeo: