Atualidade

A banana de Janeiro mereceu a melhor reação de sempre

Basta andar pelo Twitter, ou por outras redes sociais, para perceber que ontem todos estiveram a ver a primeira semifinal do Festival da Canção. Aliás, o facto da hashtag #FestivaldaCancao ser a mais usada esta segunda-feira no Twitter só cimenta essa certeza.

Por isso, se está a ler este texto, já deve saber que além das músicas apresentadas ontem, o que todos falam hoje é daquele momento em que Janeiro, ao lado de Salvador Sobral, ‘saca’ de uma banana e começa a comê-la enquanto é entrevistado na ‘green room’ pela Inês Lopes Gonçalves.

Basicamente foi isto que aconteceu:

Janeiro, que deve achar que é o novo vencedor da Eurovisão, também ironizou dizendo que achava que aquilo era um ensaio. Isto porque Inês lhe pediu uma reação ao facto de ter vencido no júri (sim, aquela música foi a mais votada pelos profissionais).

Adiante. Escusado será dizer que Janeiro – escolha de Salvador Sobral para este Festival – e a banana são hoje os protagonistas.

Anónimos e famosos já deram a sua opinião nas redes sociais.

O modelo Luís Borges questionou “A sério???”, partilhando a imagem do cantor a comer o fruto em direto na televisão.

“Acho que devíamos levar esta canção à Eurovisão. É uma boa canção e com um chapéu à frente ainda fazíamos uns trocos para abater no déficit”, gozou o humorista Vasco Correia, referindo-se à “(sem título)” e ao aspeto de pedinte do seu intérprete (que esteve sempre sentado durante a atuação).

“Um veio do congresso do PSD, o outro não conseguiu folga da AutoEuropa. A direita e a esquerda também no #festivaldacancao”, escreveu o utilizador do Twitter Márcio Barcelos.

“Até agora só vi tentativas de imitarem o Salvador”, reforçou a utilizadora daquela rede social, Ella.

“Estão a acusar a canção 13 de ser demasiado parecida com uma música da Alessia Cara, mas o Janeiro estar a querer copiar a postura do Salvador Sobral já é tranquilo”, voltou ao ataque Vasco Correia.

“Eu sei que ganhamos a Eurovisão com uma balada mas, por favor, mexam lá isto um bocadinho”, pediu o utilizador Vítor Pimenta.

E houve quem o escutasse e criasse um vídeo dedicado à banana de Janeiro.

Mas o melhor vídeo de sempre é mesmo o de Herman José. Basicamente o humorista decidiu, sem qualquer referência direta ao Festival da Canção, filmar-se a comer uma banana, ao som de “La Banana” (mais conhecida pelo verso “El único fruto del amor”).

Quer dizer, o facto de estar de óculos escuros e écharpe ao pescoço já nos remeteu para o ‘hipster’ Janeiro. Tão ‘hipster’ que pelos vistos ninguém percebeu a sua atitude surreal.

Imagens: Redes Sociais e RTP