Atualidade

Morreu o rei da Tailândia, o soberano há mais tempo no poder

O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morreu na manhã desta quinta-feira, 13, no hospital, aos 88 anos, informou o palácio real. “A equipa médica foi inexcedível, mas a sua condição deteriorou-se”, acrescentou a nota da realeza.

Bhumibol Adulyadej era rei da Tailândia desde 1946 – altura em que tomou o lugar do seu irmão depois deste ter morrido na sequência de um acidente com uma arma de fogo -, há 70 anos, sendo o monarca com o reinado mais longo do mundo.

Venerado na Tailândia, onde é visto como uma figura unificadora no país marcado por rivalidades políticas, todas as cadeias de televisão interromperam a emissão e transmitiram um anúncio especial, que começou com imagens a preto e branco do rei.

Na sessão da assembleia-geral da ONU na qual António Guterres foi acalmado secretário-geral da organização fez-se um minuto de silêncio pelo monarca.

Adulyadej estava internado no hospital Siriraj, em Banguecoque, no exterior do qual estavam concentradas há dias centenas de pessoas a rezar pela sua saúde.

A 9 de outubro, o palácio real tinha anunciado que o estado de saúde do monarca tailandês “não estava estabilizado” e tinha sido colocado sob respiração assistida. Uma situação previsível uma vez que nos últimos dois anos, Bhumibol Adulyadej esteve quase sempre hospitalizado devido a infeções bacterianas, dificuldades respiratórias, problemas cardíacos e hidrocefalia (acumulação de líquido cefalorraquidiano no cérebro).

Com a morte do monarca, deverá ficar à frente do trono da Tailândia o príncipe Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, que tem vivido grande do tempo no estrangeiro.