Atualidade

Maha Vajiralongkorn é proclamado rei da Tailândia

O príncipe herdeiro da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, foi proclamado rei nesta quinta-feira (1) 50 dias depois da morte do seu pai, Bhumibol Adulyadej, que faleceu aos 88 anos após sete décadas com a coroa daquele país.

A cerimónia decorreu no seu palácio de Banguecoque e os templos budistas em todo o país foram convidados a bater tambores e gongos após a sua proclamação.

“Respondi positivamente aos desejos do defunto rei, pelo bem de toda a população tailandesa”, declarou o novo monarca após ter sido convidado pelo presidente do parlamento, líder da junta militar e primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, para subir ao trono.

O então príncipe, de 64 anos, surpreendeu quando pediu, algumas horas depois do óbito do progenitor, a 13 de outubro, um período de tempo antes de assumir o cargo.

A partir de agora, o polémico Vajiralongkorn – que herda uma das monarquias mais ricas do mundo – passa a ser conhecido como Rei Rama X. Contudo, o já proclamado rei só poderá ser coroado depois de o corpo do pai ser cremado, no próximo ano.

Foto: Twitter